Depois do aumento das tarifas de ônibus em outubro, que ainda está sendo contestado na Justiça, um novo reajuste deve acontecer ainda nesta terça-feira (29), segundo declaração do presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar, na reunião geral das Comissões Regionais de Transporte e Trânsito. O movimento Tarifa Zero BH divulgou no domingo (27) nas redes sociais uma marchinha carnavalesca chamando atenção para o fato.
O aumento anual é previsto em contrato, ocorrendo, então, de forma regular, diferentemente do reajuste ocorrido em agosto, considerado ilegal pela Defensoria Pública. A alteração do preço anual das tarifas deveria ter sido anunciada até o dia 26 de dezembro de cada ano, contudo, neste ano, apesar da declaração de Ramon Victor Cesar, o aumento ainda não foi formalmente anunciado, o que impediria o reajuste na data prevista.
O Movimento, no entanto, chama atenção para o fato de que, ano passado, esta data não foi respeitada, sendo o aumento anunciado de forma ilegal depois do dia 26, o que prevê o movimento, pode ocorrer novamente este ano por meio de um aditivo contratual. O processo contra a ilegalidade do reajuste de 2014, assim como do aumento ocorrido em agosto de 2015, ainda corre na justiça.
Não é possível afirmar qual seria o novo valor da tarifa, já que não se sabe se o aumento de aproximadamente 7,5% incidirá sobre o valor do reajuste de 2014. O Movimento teme que as empresas realizem um aditivo contratual ilegal para mudar o valor base de 2,85 para 3,40, de forma que o novo valor ficaria entre 3,70 e 3,80. Caso o reajuste aconteça, o Tarifa Zero contará com seu bloco de Carnaval, “Pula Catraca!” para mobilizar a população e protestar.
Confira a marchinha do movimento “Se aumentar ninguém aguenta”:
*Com informações do Tarifa Zero