(Orquestra de Ilusões/Facebook)
O depoimento de uma cantora mineira chamou a atenção nas redes sociais para a possibilidade de um golpe aplicado por motoristas que se fazem passar por Uber em Belo Horizonte. Lívia Mantovani mora no Rio de Janeiro, e esteve em Belo Horizonte para uma apresentação com a banda "Orquestra de Ilusões", na última sexta-feira (24). Um dia antes, quinta-feira (23), ela foi abordada na porta do Pátio Savassi por um homem que alegou ter sido chamado por meio do aplicativo.
Como ela suspeitou, resolveu conferir a placa do veículo e constatou que não era o motorista que havia solicitado. Logo depois o carro que havia pedido pelo Uber chegou ao local. Diante da situação, a cantora fez um post alertando outras pessoas para a golpe que poderia estar ser aplicado com outros passageiros.
"Ele primeiro piscou o farol, eu olhei e vi que a placa era diferente e fiz sinal negativo pra ele, achei que ele estivesse procurando quem o chamou. Aí ele abriu o vidro e perguntou se eu tinha pedido o Uber. Como não era o mesmo da foto eu disse que não. Ele não chegou a ser grosso, mas insistente. Quando perguntou meu nome é que me dei conta que era um golpe. Fiquei séria e perguntei o nome dele. Ele arrancou e foi embora", relatou à reportagem do Hoje em Dia.
A artista enfatizou que a principal dica é não se deixar intimidar. "Conferir sempre a foto do motorista e a placa do carro. Só entrar se os dados estiverem corretos".
O relato na página de Lívia no Facebook já tem mais de 15 mil compartilhamentos e quase 30 mil curtidas. A própria cantora postou que estava assustada com a repercussão do seu post, mas satisfeita com o fato de estar compartilhando sua experiência e ajudando outras pessoas.