(Valéria Marques / Hoje em Dia)
Tradição em cidades históricas de Minas, o tapete que remete às celebrações da Semana Santa vai colorir a Praça da Liberdade, na região Centro-Sul, em 2023. Feita de serragem, a obra terá 240 metros de comprimento e será confeccionada por voluntários da Igreja Boa Viagem, em 1° de abril.
A ação está prevista no plano lançado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), nesta terça-feira (14), para a promoção do turismo religioso no Estado. A ação prevê uma série de iniciativas para alavancar o turismo religioso, reforçando que Minas é um dos principais destinos da fé no país.
Conforme a Secult, integra o projeto "Missa Santa". A construção do tapete vai ocorrer durante uma oficina educativa de tapetes devocionais. O encontro será no dia 1° de Abril, às 9h, na Alameda Travessia, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.
A oficina também terá transmissão online. A ideia é que um maior número de pessoas tenha acesso e aprenda o passo a passo necessário para a confecção dos tapetes, que são tradição na Semana Santa.
Domingo de Ramos
A Praça da Liberdade também será palco de eventos durante o Domingo de Ramos. Comemorado no dia 2 de abril, o dia terá missa e benção dos ramos a partir das 8h30 na igreja da Boa Viagem, em Belo Horizonte. Haverá ainda uma procissão com banda da Polícia Militar até o Palácio da Liberdade, com celebração de missa campal, em frente ao Palácio da Liberdade, às 9h30.