Termina nesta sexta-feira (14) o prazo para atualização de dados das famílias registradas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). No entanto, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) em Belo Horizonte seguem fechados até sexta, em função do decreto municipal que decretou ponto facultativo.
Se os registros não forem regularizados, as famílias podem ser excluídas do CadÚnico a partir de julho de 2023 e perder benefícios sociais.
Em nota, a PBH informou que o processo de revisão do cadastro social foi retomado em fevereiro e que, desde então, "as equipes das unidades socioassistenciais vem realizando um trabalho de busca ativa às famílias que precisavam realizar atualização ou averiguação cadastral" e que as famílias também foram "informadas e orientadas a buscarem as unidades até 11 de outubro".
De acordo com a Prefeitura, as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil que foram notificadas para atualização cadastral do CadÚnico e não compareceram para realização do procedimento na data estipulada, poderão recorrer do cancelamento do benefício até dois meses depois.
Caso a família ainda esteja nos critérios do programa, o cancelamento processado pelo Governo Federal poderá ser revertido pelo município.
Atualmente, BH conta com 35 pontos para cadastramento do CadÚnico. As unidades que realizam o processamento das informações e atualizações cadastrais podem ser consultadas no portal da PBH.
Leia Mais: