O estudante pré-selecionado para conseguir bolsa de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) tem somente até a próxima quinta-feira (14) para ir até a instituição escolhida e apresentar documentação que comprove as informações que foram prestadas na ficha de inscrição.
"A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará, automaticamente, na reprovação do candidato", frisou o Ministério da Educação (MEC). Pelo Prouni, os alunos têm descontos de 50% a 100% nas mensalidades. Em Minas Gerais estão disponíveis 23.142 bolsas, sendo 11.010 integrais e 12.132 parciais.
No Brasil, de acordo com o MEC, são oferecidas 243.888 bolsas, com um total de 116.813 integrais e 127.075 parciais, em 1.239 instituições de educação superior no Brasil. Esta é a maior oferta de vagas da história do ProUni, desde sua criação, em 2005.
2ª chamada
Quem não for contemplado na primeira chamada não deve perder a esperança. Haverá uma segunda chamada, que será divulgada no dia 20 de fevereiro, com as vagas remanescentes. Neste caso, o prazo para quem for pré-selecionado vai de 20 a 27 de fevereiro.
Cronograma:
- 6 a 14 de fevereiro: comprovação de informações da 1ª chamada;
- 20 de fevereiro: resultado da 2ª chamada;
- 20 a 27 de fevereiro: comprovação de informações da 2ª chamada;
- 7 e 8 de março: prazo para participar da Lista de Espera;
- 11 a 13 de março: divulgação da Lista de Espera
Confira abaixo um tira dúvidas sobre o Prouni:
O que é?
É um programa do Ministério da Educação, criado em 2004, que oferece bolsas de estudo integrais e parciais (de até 50%) em instituições privadas, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.
Como funciona?
Candidatos sem diploma de curso superior, que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018, com no mínimo 450 pontos na média das notas e nota na redação que não seja zero, e que fizeram a inscrição no processo seletivo do 1º semestre de 2019 podem concorrer a bolsas de estudos.
Quem pode participar?
- estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas;
- estudantes que cursaram o ensino médio em escola privada, desde que na condição de bolsista integral;
- estudantes com deficiência;
- professores da rede pública, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não é necessário comprovar renda;
Como concorrer às bolsas integrais?
- o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.
Como concorrer às bolsas parciais?
- o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
Quais documentos devem ser apresentados?
Clique aqui e confira a relação completa.
E o contemplado com 50% que não puder pagar a outra metade?
Neste caso, pode-se usar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para custear os outros 50% da mensalidade, sem a necessidade de apresentação de fiador na contratação do financiamento.
Há reservar de cotas?
O Prouni reserva bolsas a pessoas com deficiência e aos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos. O percentual de bolsas destinadas a cotistas é igual àquele de cidadãos pretos, pardos e indígenas, em cada unidade da Federação, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas o candidato cotista também deve se enquadrar nos demais critérios de seleção.
Quais os critérios de desempate?
No caso de notas idênticas do Enem, o desempate seguirá a ordem de critérios:
- maior nota na prova de redação;
- maior nota na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias;
- maior nota na prova de matemática e suas tecnologias;
- maior nota na prova de ciências da natureza e suas tecnologias;
- maior nota na prova de ciências humanas e suas tecnologias.