Na capital, as solicitações podem ser feitas por app, internet ou telefone
Agentes de Combate a Endemias (ACE) percorrem ruas e imóveis da cidade com o objetivo de manter as arboviroses longe da população (Rodrigo Clemente/PBH)
Chuva, calor e umidade prolongada, que ficarão ainda mais intensos com a chegada do verão, favorecem a proliferação do Aedes aegypti, vetor da dengue, chikungunya e zika. Na tentativa de reforçar as ações para barrar o mosquito transmissor das doenças, a prefeitura de Belo Horizonte pede a ajuda da população para manter as casas sem focos do inseto.
As pessoas podem verificar pratinhos de plantas, latas esquecidas no quintal e tudo que pode acumular água e facilitar o desenvolvimento do Aedes. Além disso, os moradores também pode solicitar vistorias.
A população também pode auxiliar na prevenção denunciando possíveis focos do Aedes Aegypti. Assim, é possível solicitar uma vistoria aos endereços de imóveis das nove regionais da cidade.
Para fazer a solicitação, é preciso acessar os canais da Prefeitura, como PBH APP, o Portal de Serviços ou ligar 156 e escolher a opção Prevenção e Eliminação de Focos do Mosquito Aedes Aegypti. A denúncia pode ser anônima.
O último Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa), divulgado em novembro, identificou que 86,1% dos focos estão em ambientes domiciliares. E as medidas para evitar os possíveis criadouros do mosquito são simples e podem ser realizadas em uma rotina de 10 minutos, uma vez por semana:
*Com informações da PBH
Leia mais