Prédio do Automóvel Clube de Minas Gerais será ampliado e restaurado

Aloísio Morais - Hoje em Dia
23/08/2013 às 06:43.
Atualizado em 20/11/2021 às 21:14

O prédio do Automóvel Clube de Minas Gerais, fundado em 1925 na esquina das avenidas Afonso Pena com Álvares Cabral, no Centro de Belo Horizonte, passará por um processo de restauração e ampliação, adaptando-se aos novos tempos. A ideia é a de que boa parte das obras esteja pronta antes da Copa do Mundo.

Com as mudanças, a área do clube vai aumentar em 1.500 metros quadrados. Serão anexados ao imóvel o espaço onde funcionou uma unidade do Corpo de Bombeiros, na avenida Álvares Cabral, e o salão da Sociedade Mineira dos Engenheiros, no segundo andar de um prédio na esquina da mesma via com a rua Goiás.

No primeiro local, cedido em comodato pelo Estado, será instalado um memorial sobre o clube e a história do automóvel. Afinal, o lugar nasceu com a “missão” de desenvolver o automobilismo em Minas. Já o salão incorporado dos engenheiros poderá receber mais de mil pessoas, tornando-se nova opção de endereço para eventos sociais e culturais na capital.

“Para viabilizar a restauração e a ampliação, o clube usará recursos próprios, mas recorrerá também a parcerias com a iniciativa privada, principalmente o setor automobilístico, como é o caso das montadoras”, afirma o presidente do Automóvel Clube, Paulo Henrique Vasconcelos.

Aval

O espaço é tombado pela prefeitura e o Estado. Com a aprovação do projeto de revitalização pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município, na última quarta-feira, Vasconcelos acredita que as obras começarão “imediatamente” nos 4.500 metros quadrados de área construída.

“Vamos aumentar os serviços oferecidos aos nossos 700 associados e abrir ainda mais as portas para a sociedade, com o memorial do clube e o salão de eventos, além do restaurante para o público em geral”, diz.

Projeto

O projeto é assinado pelos arquitetos Flávio de Lemos Carsalade e Maria Ângela de Castro. “Prevê um lounge (sala de estar), espaço gourmet, home theatre, sala de leitura, novo salão de festas e até spa”, explica Carsalade.

O terraço também deverá receber intervenções, como área verde, sombrinhas grandes e um espaço para caminhada.

Além de modernizar, a obra tem como objetivo revitalizar o clube, fazendo com que jovens e os pais participem mais do dia a dia do lugar.

“Hoje, temos um ótimo restaurante aberto ao público, mas o movimento é pequeno. O clube é uma ‘sala de visitas’ da cidade e entendemos que temos que ampliar as alternativas a serem oferecidas a pais e filhos, depois de termos aumentado significativamente o número de associados nos últimos anos”, diz Vasconcelos.

Leia mais na http://hojeemdiardp2.digitalpages.com.br/html/login/93

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por