Prefeito de Belo Horizonte não deve desistir de cargo e sim cumprir promessas

Hoje em Dia
01/08/2013 às 06:49.
Atualizado em 20/11/2021 às 20:34

O prefeito Marcio Lacerda se reuniu há dois dias com representantes de moradores de áreas invadidas, que haviam ocupado, na véspera, a antessala de seu gabinete, onde pernoitaram, e no dia seguinte, acamparam na avenida Afonso Pena, diante da prefeitura, provocando grandes congestionamentos de veículos. O prefeito poderia ter pedido à polícia que retirasse à força os manifestantes, pois tinha autorização judicial para isso, mas preferiu dialogar.

Depois da longa reunião na sede da Urbel, na qual o prefeito prometeu que as reivindicações seriam analisadas, a manifestação foi suspensa, numa demonstração de confiança. Cabe a Lacerda não perder essa confiança, com a tentativa de adiar, mais uma vez, parte da solução para o déficit de moradias populares, estimado em 64 mil. Historicamente, os sem-teto têm resolvido o problema invadindo terrenos públicos e até mesmo particulares. Porém, a invasão de terrenos públicos não se deu apenas pelos desvalidos, mas também pelos grileiros, alguns deles muito ricos.

Certo milionário já falecido dizia, há meio século, que possuía 100 mil imóveis em Belo Horizonte. Não revelava quantos eram barracos em favelas construídos em áreas invadidas. Sabe-se que a bagunça na prefeitura facilitava a grilagem de terras. Marcio Lacerda se esforça em pôr alguma ordem na prefeitura, apesar de persistirem problemas. Admite-se, no entanto, que a atenção do prefeito voltava-se, até recentemente, quando começaram a pipocar as manifestações de rua, para atender prioritariamente as reivindicações empresariais.

Não passa, certamente, de um desabafo causado pelo estresse dos acontecimentos dos últimos dias, essa afirmação de Marcio Lacerda publicada ontem pelo Hoje em Dia: “Daqui a pouco desisto de ser prefeito. Se é para virar bagunça, que vire bagunça sem a minha contribuição.” Pois, de fato, não foi bagunça essa manifestação na prefeitura. Foi uma forma legítima de chamar a atenção, e o prefeito finalmente ouviu essa gente.

Ele não pode ter feito promessas em vão. É preciso agir com a necessária rapidez para cumprir o prometido. Em mais de quatro anos na prefeitura, o empresário Marcio Lacerda ganhou experiência suficiente para fazer com que a administração municipal venha a funcionar com eficiência nesse caso. Não há motivos para desistir agora. Afinal, Belo Horizonte é um dos 20 municípios brasileiros com Índice de Desenvolvimento Humano Municipal “muito alto”.

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por