Contra Enchentes

Prefeitura anuncia ações que estão sendo feitas para prevenir efeitos da chuva em BH

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
05/10/2022 às 17:39.
Atualizado em 05/10/2022 às 18:49

Por conta do início do período chuvoso em Belo Horizonte, uma série de medidas de prevenção e proteção contra possíveis problemas foi anunciada pela PBH.

Em coletiva nesta quarta-feira (5), a Prefeitura informou que entre as medidas de prevenção contra desastres causados pelas chuvas estão o corte e a poda de árvores. Até o momento, cerca de 3,6 mil árvores foram suprimidas em 2022 e outras 16 mil foram podadas, evitando possíveis quedas de galhos.

Outro ponto de atenção durante o período chuvoso é a limpeza da cidade. Entre os principais "vilões" para ocorrência de inundações estão as bocas-de-lobo, que acabam entupidas por conta do grande volume de lixo jogados nas ruas. A PBH disse que já limpou 87 mil bocas-de-lobo em 2022, com 1597 toneladas de resíduos retirados dos bueiros.

Além das bocas-de-lobo, a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) vem realizando ações de limpeza em córregos da capital. Até o momento, a SLU já retirou 6.552 toneladas de resíduos de 166 trechos de córregos de BH.

Prevenção de enchente
A Prefeitura informou ainda nesta quarta (5) que foram realizadas obras e intervenção na avenida Tereza Cristina, na região Oeste. A via se encontra na segunda etapa de prevenção de inundações.

Nessa fase foi implantada uma estrutura hidráulica de captação do escoamento da água sobre a passagem do ribeirão Isidoro, que irá drenar o excesso de chuva na avenida, reduzindo o risco de enchentes no local. O investimento total, de acordo com o Executivo municipal, é de R$ 12,8 milhões.

De 70 obras de prevenção previstas, 66 já foram concluídas em BH, até o momento. Outras 130 estão previstas para serem finalizadas até meados de 2024.

Leia Mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por