(Valéria Marques)
A Prefeitura de Belo Horizonte realiza nesta terça-feira (26) uma reunião para decidir sobre a continuidade do uso obrigatório de máscaras em locais fechados na capital. O encontro terá a presença de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Prefeito da capital, Fuad Noman (PSD) que vão avaliar a decisão.
As máscaras voltaram a ser obrigatórias em locais fechados no dia 14 de junho. Entretanto, o decreto que determinou o uso obrigatório da proteção em locais fechados de BH é válido até o próximo domingo (31).
Conforme a Prefeitura de BH, a decisão de persistir ou não com a medida deve ser anunciada pelo Executivo municipal ainda nesta semana, após o encontro que ocorre hoje à portas fechadas. A tendência é que a medida não seja prorrogada, diante da queda no número de casos.
Na última sexta-feira (22), o boletim epidemiológico, divulgado pela PBH, apontou que a incidência da Covid-19 está em queda na cidade há duas semanas consecutivas. Segundo o levantamento, o número de casos da doença por 100 mil habitantes está em 133,5.
No cenário atual, é possível perceber que desde 1° de julho, quando os casos estavam em 428,7 por 100 mil habitantes, os números apresentam quedas consecutivas. Em 14 de junho, data em que o decreto começou a valer em BH, eram 223,4 casos por 100 mil habitantes.
Covid-19 em BH
Os indicadores da pandemia na capital mineira neste ano, conforme o último Boletim Epidemiológico, mostram ainda que, em 2022, 713 mortes por Covid foram registradas na cidade e mais de 121 mil novos casos foram confirmados.
Em relação a vacinação, 86,4% já receberam a primeira dose de reforço (3º dose), enquanto 29,8% já têm a cobertura vacinal completa (4ª), conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.