Saúde

Prefeitura de BH descarta uso da UPA Centro-Sul para atendimento exclusivo de crianças

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
08/08/2022 às 17:03.
Atualizado em 08/08/2022 às 17:34

Apesar de não ter pediatras suficientes para compor as equipes das unidades de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte descartou a possibilidade de utilizar a UPA Centro-Sul, no Santa Efigênia, para atendimento pediátrico.

estratégia foi mencionada pela secretária municipal de saúde, Cláudia Navarro, há cerca de dois meses, como alternativa para desafogar os atendimentos do hospital João Paulo II.

Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte afirmou que vai manter a estratégia de concentrar os atendimentos pediátricos nas UPAs Oeste e Norte e no pronto-socorro do hospital Odilon Behrens, além da ampliação do horário dos centros de saúde.

A PBH reforçou ainda que a região Centro-Sul conta com atendimento de urgência e emergência pediátrico no hospital João Paulo II.

Conforme mostrou a reportagem do Hoje em Dia, há um déficit de 101 médicos – cerca de 30% a menos do que o necessário – na rede municipal. O problema tem obrigado a ação emergencial de concentrar a assistência infantil em apenas três UPAs nos fins de semana.

A Prefeitura disse que tem empenhado todos os esforços para recompor as equipes médicas, de forma a garantir um atendimento mais ágil à população. Segundo o Executivo municipal, em junho, foi publicada no Diário Oficial do Município a convocação de 188 médicos aprovados em concurso, e em julho foram convocados outros 131 profissionais.

Ainda conforme a nota da PBH, a situação das demandas por assistência na cidade estão sendo acompanhadas diariamente. E não descarta que, caso seja necessário, e com base em dados epidemiológicos e evidências científicas, outras medidas poderão ser adotadas.

Leia Mais

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por