33 mil meninos e meninas do público-alvo ainda não foram imunizados
Apenas 31% do grupo elegível recebeu a primeira das duas doses contra a dengue (Rodrigo Clemente/ PBH)
Com cada vez mais casos de dengue confirmados em Belo Horizonte, a prefeitura reforçou nesta terça-feira (5) o chamado para que pais, mães ou responsáveis levem crianças de 10 e 11 anos a um dos 152 centros de saúde para receberem a Qdenga, vacina contra a doença. Até o momento, apenas 31% do público-alvo aderiu à imunização.
De acordo com dados do Executivo, das 48 mil crianças aptas a receberem a primeira dose, apenas 15 mil compareceram aos postos de saúde. Em fevereiro, a capital recebeu o primeiro lote do imunizante. A vacinação teve início em 27 de fevereiro.
Vale lembrar que, no momento da vacinação, é necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF, comprovante de endereço em Belo Horizonte e cartão de vacina.
Segundo a prefeitura, a orientação para quem teve diagnóstico recente de dengue é aguardar seis meses após o início dos sintomas para iniciar o esquema vacinal contra a doença.
Caso a infecção pelo vírus ocorra após o recebimento da primeira dose, não há alteração no intervalo entre as aplicações, desde que a segunda dose não seja aplicada em um período inferior a 30 dias do início da doença.
A PBH reforça que todas as vacinas ofertadas na rede SUS são seguras, testadas e garantem proteção. Os endereços e horários dos locais de vacinação estão disponíveis no neste link.
Leia mais