(Ricardo Bastos)
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) está intensificando as melhorias e a limpeza na avenida Antônio Carlos, que dá acesso ao Mineirão, local de jogos da Copa do Mundo. A operação inclui a colocação de terra embaixo do viaduto da Lagoinha (saída para o Colégio Batista), ocupado por moradores de ruas. Em nota, a PBH nega discriminação.
"A PBH reitera que não existe e jamais existiu de sua parte nenhuma orientação voltada para a prática de remoção compulsória ou de ações de caráter higienista em relação à população em situação de rua da capital mineira”.
Segundo comunicado, “as políticas públicas voltadas para o atendimento a esse segmento da população em Belo Horizonte, inclusive, são consideradas referência em todo o país e são construídas em conjunto com as entidades representativas e movimentos sociais que atuam no campo da promoção, defesa e garantia dos direitos humanos da população em situação de rua”.
A PBH esclarece que a abordagem social feita junto aos moradores de rua ocorre rotineiramente, conforme cronograma de cada uma das nove regionais da cidade. E acrescenta que essa abordagem é orientada pela Instrução Normativa 001/2013, além de destacar que somente são recolhidos pertences que obstruem o logradouro público.
Além disso, a PBH informa que a colocação de terra embaixo do viaduto tem como propósito evitar a criação de ambientes propícios a incêndios, já ocorridos, colocando em risco a vida de pessoas e a integridade da estrutura física do elevado.