Prefeitura de BH investe R$ 15 milhões em prevenção a enchentes

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
29/11/2017 às 16:34.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:57
 (PBH/Divulgação)

(PBH/Divulgação)

A Prefeitura de Belo Horizonte investiu R$15 milhões para limpeza de córregos da cidade para evitar as enchentes durante o período chuvoso. Investimento que poderia ser menor caso parte da população realizasse a destinação correta para o lixo. os agentes já encontraram no leito dos rios objetos como pneus, sofás, televisão, tanquinhos, pedaços de motos e bicicletas, preservativos e carcaças de animais.  

Segundo a PBH, os serviços contemplam o conserto de canaletas, capina, limpeza de resíduos, desassoreamento e arborização. Ao todo, foram feitas a limpeza e a manutenção preventiva e corretiva de 14 bacias e córregos espalhados pela cidade.

Dez bacias já tiveram os trabalhos concluídos. São elas: bacia do Bonsucesso, na regional Barreiro; Parque da Lagoa do Nado, na regional Pampulha; Vilarinho e bacia na Av. Liége, na regional Venda Nova; Parque Nossa Senhora da Piedade e Parque 1º de Maio, regional Norte; nas duas bacias do Cardoso regional Leste; na Lagoa Seca do Belvedere e na Barragem Santa Lúcia, regional Centro-Sul.

Estão em andamento a manutenção e a limpeza da bacia dos Córregos Olaria/Jatobá (Barreiro), bacia do Engenho Nogueira (Pampulha) e duas bacias da Várzea da palma, na regional Venda Nova. Durante os trabalhos estão sendo retirados aproximadamente 28 mil metros cúbicos de sedimentos e entulhos. "A manutenção preventiva e corretiva dos dispositivos de controle de cheias tornam-se medidas obrigatórias e prioritárias para o bom desempenho e a vida útil dos mesmos”, explica o gerente de manutenção da gestão de bacias da Sudecap, Jaime Lourenço Lage.

Ainda conforme a PBH, a retirada de lixos e limpeza do local também contribuem para manter longe o mosquito da dengue.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por