(Prefeitura Lavras / Reprodução)
A prefeitura de Lavras, por meio da Secretaria de Saúde, decretou situação de emergência devido à infestação do mosquito Aedes Aegypti no município. Até o momento, duas pessoas morreram em decorrência da doença na cidade neste ano.
De acordo com o executivo municipal, várias ações de combate ao mosquito estão sendo realizadas pelo Governo Municipal desde a quinta-feira (30), data de início do decreto. Na última semana, a Vigilância em Arboviroses realizou 44 ações com o fumacê, além do Tratamento Vetorial Especial, procedimentos realizados com objetivo de conter a propagação do vírus da dengue. As medidas ocorreram em 28 bairros do município.
Por conta dessa determinação publicada no Diário Oficial do Município, fica autorizada a entrada dos agentes imóveis particulares, nos casos de recusa ou de ausência de alguém que possa abrir a porta para o agente sanitário, quando isso se mostrar fundamental para a contenção da doença ou do agravo à saúde.
Em caso de recusa do morador, o agente competente deverá acionar a autoridade policial para o devido acompanhamento da ação de saúde pública.
A prefeitura ressalta que é importante que a população se conscientize e contribua com essas ações. Denúncias podem ser feitas na ouvidoria pelos números 156 ou 3694-4125.