Prefeitura recorre a empréstimo para limpar lagoa antes da Copa

Raquel Ramos - Do Hoje em Dia
28/09/2012 às 07:03.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:38
 (Ricardo Bastos/Hoje em Dia)

(Ricardo Bastos/Hoje em Dia)

A Prefeitura de Belo Horizonte irá recorrer a um financiamento para garantir a revitalização da Lagoa da Pampulha até a Copa 2014. O empréstimo será necessário porque os recursos negociados com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que deveriam sair até o início de 2013, devem ser liberados apenas em junho do ano que vem.

Em 13 de setembro, o gerente de Planejamento e Monitoramento Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Weber Coutinho, avisou que janeiro era o prazo máximo para assinatura do contrato com a instituição financeira.

Segundo ele, atrasos na negociação colocariam em risco o fim dos empreendimentos antes dos jogos do Mundial.

Na última quinta-feira (27), durante reunião com representantes do BID, o prefeito Marcio Lacerda confirmou que as primeiras intervenções serão realizadas com recursos próprios.

“O edital de desassoreamento está pronto para ser lançado. Ao mesmo tempo, estamos tratando outra linha de financiamento com o Banco do Brasil para não prejudicar o cronograma”. A previsão é a de que o BID invista R$ 75 milhões. O mesmo valor deve ser dado como contrapartida da prefeitura.

ANO ELEITORAL

Apesar da demora para liberação da verba, Weber Coutinho garante que a população pode aguardar, para o primeiro trimestre de 2013, o início das obras. “Não começamos agora porque é proibido abrir licitação no segundo semestre em ano eleitoral”.

Mais da metade do dinheiro do BID deve ser aplicado no desassoreamento da lagoa e na antiga enseada do zoológico, tomada por vegetação e lama.

Esgoto

Com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), já tiveram início 34 das 37 obras, em BH e Contagem, que impedirão o lançamento de esgoto clandestino na Pampulha. Segundo o presidente da Copasa, Ricardo Simões, as intervenções devem terminar até julho de 2013.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por