(Foca Lisboa/UFMG)
Os estudantes que ingressaram na universidade pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2018 e que concluíram o ensino médio em 2016 ou em 2017 podem concorrer ao Prêmio Calouro Destaque, que vai dar R$ 5 mil ao ganhador.
O prêmio foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e é um reconhecimento ao desempenho dos estudantes recém-chegados à Educação Superior.
O objetivo da iniciativa é valorizar os estudantes do primeiro ano que demonstrarem grau destacado de desenvolvimento de competências cognitivas, além de subsidiar estudos e pesquisas quantitativas e qualitativas do Inep.
Para concorrer os calouros devem se inscrever na página do Prêmio Calouro Destaque 2018, entre os dias 24 de agosto e 2 de setembro. A seleção dos premiados será por meio de prova objetiva, de conhecimentos gerais, que será aplicada no dia 21 de outubro em 60 cidades do Brasil. A prova terá 80 questões com duração máxima de 4 horas.
Requisitos para participar:
- ter concluído o Ensino Médio;
- ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017;
- ser estudante brasileiro ingressante no Ensino Superior no ano letivo de 2018, regularmente matriculado em curso de graduação vinculado a qualquer área do conhecimento, na modalidade presencial, em Instituição de Ensino Superior pública ou privada.