Presídios de Minas recebem 12 esteiras de raios-X e 45 detectores de metal

Hoje em Dia
20/01/2016 às 16:26.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:06
 (Carlos Alberto/Imprensa MG)

(Carlos Alberto/Imprensa MG)

Presídios e penitenciárias de Minas Gerais receberam do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) 470 novos equipamentos de inspeção de segurança. Foram 12 esteiras de Raios-X, 45 detectores de metal do tipo portal, 289 do tipo bastão e 124 do tipo banqueta, distrituídas para 147 unidades prisionais do Estado. O investimento, segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), é de aproximadamente R$ 1,5 milhão.

Conforme o órgão, os últimos agentes de segurança foram treinados para operar os equipamentos na terça-feira (19). Uma equipe do Depen esteve em Belo Horizonte para acompanhar o treinamento, que teve duração total de 16 horas.

As esteiras de raios-X dispensam, por exemplo, que agentes abram sacolas ou mexam nos alimentos levados pelos familiares dos presos. "Ao mesmo tempo em que aumentam a segurança, impedindo que objetos estranhos entrem nas unidades, como armas, drogas e celulares, os equipamentos vão permitir que familiares de detentos e demais visitantes não sejam submetidos a tratamentos que violem sua integridade", explica a diretora de Políticas Penitenciárias do Depen, Valdirene Daufemback.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por