Previsto para a Copa, Centro Integrado será inaugurado em dezembro de 2015

Alessandra Mendes - Hoje em Dia
07/10/2014 às 08:32.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:30
 (Carlos Rhienck)

(Carlos Rhienck)

Prevista para ser inaugurada antes da Copa do Mundo, a sede do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) na Gameleira, região Oeste de BH, agora tem inauguração prevista só para dezembro de 2015. A construção da estrutura, que reúne instituições estaduais, municipais e federais de segurança e áreas afins, foi suspensa porque a empresa vencedora da licitação não cumpriu o contrato. Uma nova concorrência foi aberta, o que significa que todo o processo burocrático será feito novamente.

Enquanto o processo de construção do prédio se arrasta, o centro funciona de forma esporádica em grandes eventos, como finais de campeonato, shows e ações culturais e cívicas, como as eleições do último domingo. De forma contínua, a estrutura, instalada atualmente na Cidade Administrativa, só chegou a ser utilizada durante os jogos da Copa.

Pensado para facilitar o trabalho de diversos órgãos e corporações, o local, que demandou investimento de R$ 2 milhões e de onde é possível monitorar 1.300 câmeras da capital e região metropolitana, não trabalha de forma contínua. O que acaba impactando no seu objetivo de integração.

“Esse processo é muito complexo, um verdadeiro desafio. A integração evita o retrabalho e aproxima os atores da segurança, criando uma linha de montagem, com tarefas bem definidas”, explicou o pesquisador do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp) da UFMG, Bráulio Figueiredo.

A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) está articulando com pelo menos 13 instituições integrantes do centro de comando o retorno de suas atividades diárias na Cidade Administrativa. Entretanto, ainda não há previsão de quando isso deve ocorrer. A própria secretaria informa que o CICC “foi amplamente utilizado durante a Copa do Mundo e Copa das Confederações com resultados expressivos, mas foi estruturado para atuar além dos torneios”.

“O centro é importante, desde que haja um planejamento e gestão para fazer com que funcione. Não podemos deixar que as coisas continuem acontecendo como estão, sem uma coordenação próxima. Os indicadores mostram que alguma coisa precisa ser feita”, avalia Figueiredo.

Processo foi judicializado

Segundo a Seds, o processo relacionado ao não cumprimento de pontos do contrato de construção do CICC definitivo foi judicializado e, portanto, algumas informações só poderão ser fornecidas após a finalização do processo.

A nova licitação aberta propõe que a obra continue do ponto que a primeira construtora parou. Além do trabalho suspenso e da judicialização do contrato descumprido, a Seds instaurou um processo administrativo para punir
a empresa. Atualmente, este processo está suspenso por liminar.

A licitação foi publicada no dia 26 de setembro. A abertura das propostas está prevista para 6 de novembro. Só após esse prazo será possível estimar o valor da obra.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por