(123RF Stock Photo)
A empregada doméstica Otacília da Silva, de 54 anos, teve uma surpresa ao começar a rotina na manhã desta sexta-feira (1º) na casa onde trabalha há cinco anos, no bairro Brant, em Lagoa Santa, na Grande BH. Não há água.
O abastecimento feito pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) foi cortado na cidade na última quarta-feira, dia 30 de outubro, e até o momento não houve solução.
"Hoje fui limpar a casa, abri a torneira e não tinha água", diz a trabalhadora. "Vou ter que esperar para ver se arrumam isso. Será que vai chegar logo?", questiona a mulher.
A resposta para a pergunta dela não é muito animadora. De acordo com a Copasa, não há previsão para a normalização do serviço no município, mas "os técnicos estão trabalhando para solucionar o problema o mais rápido possível".
Em alguns locais, como as casas e apartamentos têm reservatórios, mesmo com o corte na noite de quarta, somente nesta sexta-feira a água acabou.
A interrupção foi para a conclusão de obras em uma adutora, localizada na travessia da MG-010. Contudo, a tubulação apresentou novos vazamentos e a população continua sem abastecimento.
Por enquanto, apenas os bairros Lagoa Mansões, Lapinha, Sangradouro, Aeroporto de Confins e parte da Várzea das Flores contam com o "benefício". Os hospitais, postos de saúde e escolas da cidade são atendidos por meio de caminhões-pipa.