Produtores rurais do Sul de Minas fecham acordo para venda de sucos de maracujá

Da Redação (*)
horizontes@hojeemdia.com.br
29/06/2016 às 18:11.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:06
 (Divulgação/Emater)

(Divulgação/Emater)

Produtores rurais de Alpinópolis, Cássia, Fortaleza de Minas, Guapé, Ilicínea e Passos, no Sul de Minas, firmaram contrato de venda de sucos de maracujá com a Empresa Brasileira de Bebidas e Alimentos (Ebba), que produz o suco Maguary. 

O acordo, realizado com apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), tem como objetivo oferecer uma nova fonte de renda aos trinta agricultores e uma possibilitar uma alternativa à cafeicultura e bovinocultura.

“Em uma região em que predominam certas atividades, a parceria com a Maguary foi uma alternativa de intensificar a fruticultura na região e criar alternativas de renda”, Frederico Ozanam de Souza, gerente da Unidade Regional da Emater-MG de Passos.

Somente neste ano, cerca de 35 hectares de maracujá azedo foram plantados com previsão de colheita em dezembro. O contrato com os produtores prevê o preço de R$1,30 por quilo de maracujá. O transporte até a fábrica localizada em Araguari, no Triângulo Mineiro, e a embalagem ficarão a cargo da fabricante de sucos.

“No começo o combinado é que o fabricante irá buscar a produção de 15 em 15 dias. E, de acordo com o crescimento da produção os intervalos vão diminuindo. É uma renda garantida para os produtores, com certeza de comercialização, e uma grande chance de crescimento”, ressalta o gerente da Emater-MG.

Além da garantia de venda da safra de maracujás, os agricultores contam também com assistência técnica e capacitação fornecida pela fabricante de sucos. Além disso, os produtores também vão receber um pacote tecnológico desenvolvido para atender as demandas do mercado.

“Os produtores trabalham com mudas desenvolvidas para a indústria, com características rústicas e alta capacidade produtiva e com resistências a pragas. As mudas são fornecidas por parceiros com preços acessíveis aos produtores”, destaca Hércules José Oliveira, supervisor de compras da Ebba.

Além dos benefícios, os produtores vão participar também de capacitações promovidas pela Emater-MG. Outra vantagem aos produtores mineiros que firmaram o acordo é a possibilidade de ajustamento da nova safra, que será plantada no ano seguinte.

(*) Com informações da Agência Minas

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por