Programa Busca Ativa aproxima empresas e trabalhadores em busca de uma oportunidade de emprego

Paula Bicalho
pbicalho@hojeemdia.com.br
03/07/2017 às 19:57.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:22
 (Gil Leonardi/Imprensa MG)

(Gil Leonardi/Imprensa MG)

O Busca Ativa de Emprego, em funcionamento desde o ano passado em Minas Gerais, identifica e propõe parcerias com empresas que podem oferecer novos postos de trabalho, tem ajudado vários cidadãos mineiros a conseguirem uma nova oportunidade de emprego.  O programa já foi implantado em 28 Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) e 63 unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Com a iniciativa, a expectativa do Governo de Minas Gerais é de ampliar o número de vagas em 50% na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e em 25% no interior de Minas Gerais, ou seja, passar de 3 mil para 4.500 vagas/ano em BH e de 50 mil para 60 mil/ano no estado.

“A ideia é de um sistema voltado para a melhora da captação de vagas nas unidades do Sine. Desde o ano passado começou e hoje já está presente em várias unidades espalhadas pelo estado”, destaca o diretor de Gestão de Processos de Atendimento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Emanuel Marra. Segundo ele, o planejamento é levar, ainda em 2017, o Busca Ativa para as 133 unidades do Sine em Minas Gerais.

Como funciona

O Busca Ativa identifica os setores da economia e as empresas com probabilidade de oferecer novas vagas. Esse levantamento é feito por meio do movimento de trabalhadores admitidos e desligados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e de dados cadastrais de pessoas jurídicas contribuintes do ICMS no estado.

Estes últimos dados são provenientes de convênio de cooperação técnica firmado entre a Sedese e a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF). A partir do cruzamento desses dados, são produzidos boletins mensais com informações sobre o mercado de trabalho e uma lista de empresas que podem vir a contratar. Já foram produzidos, até hoje, 189 boletins.

“Enviamos esses boletins para os Sines, que vão até as empresas em busca de parcerias”, explica Emanuel. “Isso potencializa a geração de emprego nos municípios ou regiões. Os contatos são feitos por meio de visitas aos estabelecimentos ou por telefone”, complementa o diretor da Sedese.

As Unidades de Atendimento do Sine oferecem, diariamente, diversas vagas de emprego. Em Belo Horizonte, o Sine está localizado no prédio da UAI (Praça 7, Av. Amazonas, 473), telefone 3271-6028, email vagas@social.mg.gov.br. O local fica aberto das 8h as 17h, das segundas as sextas.

Para consultar as principais vagas abertas nas unidades, clique aqui.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por