(Divulgação SEE)
Estudantes da rede pública que queiram se participar do Programa Jovens Embaixadores 2018, que leva 50 alunos, de 15 a 18 anos, para um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos, podem se inscrever até o dia 9 de agosto, no site oficial do projeto.
Para participar, o jovem precisa ter entre 15 e 18 anos – 15 anos completos até a data da viagem, em 09 de janeiro de 2018, nacionalidade brasileira, boa fluência oral e escrita em inglês, excelente desempenho escolar, além de estar atualmente engajado em atividades de responsabilidade social ou voluntariado e comprovar ter realizado ao menos 12 meses – contínuos ou não – de trabalho voluntariado.
Na inscrição, depois de preencher o pré-cadastro, o jovem recebe, imediatamente, uma resposta automática dizendo se está ou não enquadrado nos pré-requisitos básicos do Programa. Os aprovados são direcionados para o preenchimento do formulário de inscrição, que deve ser concluído até 23 de agosto.
O programa
O Jovens Embaixadores foi criado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil em 2002 e o primeiro grupo viajou em 2003. Em 2010 o programa passou a ser reproduzido em todos os países do continente americano e foi criado um programa inverso para jovens norte-americanos representarem os EUA na América Latina.
Desde 2003, 517 jovens brasileiros já participaram. Os parceiros nessa iniciativa são o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e as Secretarias Estaduais de Educação, a rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos, e também, as empresas FedEx, MSD, Microsoft, Bradesco, IBM e a Boeing Brasil.
*Com Secretaria de Educação de Minas Gerais