Ao todo, 5.414 famílias serão atendidas pela iniciativa, que vai garantir que crianças de 2 a 6 anos em situação de vulnerabilidade social tenham acesso ao alimento

Programa Leite para 1ª Infância foi lançado em Montes Claros, no Norte de Minas (Júlia Fernandes/ Sedese-MG)
O programa “Leite para a Primeira Infância” irá atender 5.414 famílias em Montes Claros, no Norte de Minas. Ao todo, serão entregues mais de 16 mil litros de leite para crianças de 2 a 6 anos em situação de vulnerabilidade social.
A iniciativa, fruto de parceria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG), do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) e da Prefeitura de Montes Claros, busca garantir que crianças mais necessitadas tenham acesso a um alimento essencial para o desenvolvimento nessa fase da vida.
Ao mesmo tempo, o programa busca estimular a economia local, com a compra do leite diretamente de agricultores familiares da região. Não foram divulgados detalhes sobre a data de início da entrega do alimento nem o investimento feito no Norte do estado.
A secretária de Estado da Sedese, Alê Portela, destacou a importância da iniciativa. "O Leite para a Primeira Infância é uma política que une cuidado, solidariedade e desenvolvimento. Com ele, o Governo de Minas reafirma o compromisso de cuidar das nossas crianças e de gerar renda para quem produz o alimento. É uma iniciativa que fortalece as famílias e movimenta a economia local", afirmou.
Segundo o governo de Minas, a faixa etária de 2 a 6 anos foi definida com base em diretrizes de nutrição infantil e evidências científicas. O consumo de leite bovino para menores de 12 meses é contraindicado pelas normativas de saúde.
O programa "Leite para a Primeira Infância" já está presente em 77 municípios, atendendo 17 mil famílias e distribuindo mais de 400 mil litros de leite em todo o estado. O investimento inicial é de quase R$ 10 milhões, aplicados integralmente na compra do leite e na logística de distribuição.
*Com informações da Agência Minas
Leia mais: