Inauguração está prevista para meados de agosto, segundo a Prefeitura
Centro de Referência de Assistência Socia (CRAS) - Cabana do Pai Tomás (Valéria Marques/ Hoje em Dia)
As obras do novo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cabana entraram em reta final. A inauguração está prevista para meados de agosto, de acordo com o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), que visitou nesta quarta-feira (9) o equipamento - que vai beneficiar mais de 6 mil famílias de parte do Vista Alegre e do Cabana.
O novo CRAS irá funcionar na avenida Capim Branco, 245, bairro Vista Alegre, na região Oeste, e será a 37° unidade deste tipo. Para a definição do local, foram realizados estudos com base em informações territoriais e em índices de vulnerabilidade do município. O bairro Cabana do Pai Tomás foi identificado como o território mais vulnerável entre os que ainda não contavam com um centro de assistência social.
“Tudo que a pessoa precisa dentro da casa dela, ela pode recorrer ao CRAS. São muitas as buscas pelos centros espalhados pela cidade. Expectativa é que a gente volte aqui em agosto, já para inaugurar esse equipamento para essa região, que tenho certeza que vai aplaudir”, afirmou.
Segundo a PBH, o imóvel para instalação do CRAS foi selecionado de forma participativa, com o envolvimento da comunidade. Durante cerca de 6 meses, foram feitas buscas por um imóvel que atendesse aos requisitos necessários para garantir um atendimento digno e de qualidade às famílias.
O local escolhido foi um prédio de propriedade da Prefeitura, anteriormente cedido a uma organização da sociedade civil, e que estava fechado. Após a decisão de uso para fins públicos, a cessão foi encerrada e as obras de adaptação iniciadas.
No espaço, serão oferecidos o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que realiza atendimento e acompanhamento sociofamiliar, orientação sobre direitos, promoção da autonomia, da convivência familiar, do exercício da cidadania e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários; o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; além de ações cadastrais do CadÚnico, concessão de benefícios socioassistenciais e a oferta do Programa Maior Cuidado.
Está em fase de localização e validação de áreas próprias da PBH a Parceria Público-Privada (PPP) para a instalação de 20 novos CRAS na cidade. O diagnóstico dos territórios de maior vulnerabilidade foi atualizado, identificando os elegíveis para a implantação das unidades e os terrenos públicos situados nesses territórios.
Segundo o prefeito Álvaro Damião, os locais de implantação dos novos CRAS serão decididos conforme a “demanda”. “Alguns já foram escolhidos, não divulgamos todos ainda por especulação, pois tem bairros que já tem o CRAS e querem outros. Existem alguns que não tem nenhum, e outros que têm, mas precisam de outro centro pelo tamanho do bairro”.
Leia mais: