Dois meses depois de o governo de Minas ter apresentado o projeto para as obras da Linha 3 do metrô, entre os bairros Lagoinha e Savassi, as análises dos documentos ainda estão paradas. A Caixa Econômica Federal solicitou informações complementares, referentes, entre outras coisas, aos custos do empreendimento. As demandas ainda não foram respondidas. A estatal Metrominas se comprometeu a resolver as questões em maio, mas não cumpriu a meta fixada.
Apesar disso, o governo garante que não há atraso no cronograma. Em nota, a Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop) informou que o trabalho está em andamento e que é usual o órgão financiador ou repassador de verbas solicitar detalhamentos. O governo destacou ainda que se trata de um projeto de grande complexidade, vulto e responsabilidade, contendo mais de 10 mil páginas.
Nessa sexta-feira (18), durante uma reunião na sede da Caixa em Belo Horizonte, representantes da Setop e do consórcio responsável pela elaboração do projeto discutiram as pendências. Entretanto, ainda não há uma previsão para que as solicitações complementares sejam atendidas.
Antes que isso aconteça, a Caixa não consegue fazer a análise da proposta e, posteriormente, enviá-la para o Ministério das Cidades. Apenas depois desse trâmite o contrato será formalizado, permitindo o início da licitação.
Os recursos, que serão liberados pela União, giram em torno de R$ 2,6 bilhões. O governo federal já liberou R$ 15,7 milhões para o projeto básico.
Como será
A Linha 3 do metrô de Belo Horizonte terá um trajeto de 4,5 quilômetros, em dois níveis subterrâneos e com quatro estações, entre a Estação da Lagoinha e a Savassi. Os túneis serão de 15 metros de diâmetro e os trilhos serão implantados em dois andares, de forma que todo o trajeto passe sob as ruas.
O projeto prevê a construção de quatro estações: Praça 7, entre as avenidas Afonso Pena e Amazonas; Palácio das Artes, na Afonso Pena; Tiradentes, na rua Pernambuco, próximo à avenida Brasil; e Savassi, entre as ruas Pernambuco e Fernandes Tourinho.