Ação nos bairros Vale do Jatobá e Serra Verde marca o início do projeto que visa reflorestar áreas degradadas e promover a cultura ambiental.
(Amanda Dias)
Belo Horizonte se prepara para se tornar mais verde neste mês de novembro com o início do projeto "Outras Florestas", que promoverá o plantio de mudas de árvores em áreas degradadas da cidade. A ação é uma parceria entre a ONG Contato, a Fundação Banco do Brasil e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e contempla, inicialmente, os bairros Vale do Jatobá, no Barreiro, e Serra Verde, na região de Venda Nova.
No Vale do Jatobá, o plantio foi realizado no dia 23 de novembro, das 9h às 16h, no Centro de Apoio à Escola Integrada Eloy Heraldo Lima. Além das atividades de arborização, o evento contará com apresentações musicais e a participação de coletivos de plantio de Belo Horizonte. No dia 30 de novembro, será a vez do bairro Serra Verde, na Rua Guido Leão, também das 9h às 16h.
O projeto tem como objetivo plantar 3 mil mudas em Belo Horizonte ao longo de dois anos, além de promover a recuperação ambiental e o fortalecimento de modelos alternativos de desenvolvimento. Vitor Santana, coordenador do projeto, destaca que o foco está no reflorestamento urbano em periferias, com o envolvimento da comunidade local na criação de grandes árvores e florestas urbanas.
Em paralelo às ações de plantio, o "Outras Florestas" também desenvolve projetos em outros locais, como a construção de açudes em Marechal Thaumaturgo (AC) e a instalação de uma planta de reciclagem de vidro em Cairu (BA). O secretário Gelson Leite ressalta a importância da integração entre cultura e meio ambiente para a transformação social e a preservação da biodiversidade nas regiões contempladas.
Leia mais