em Contagem

Proprietário e loja alegam ser vítimas de golpe de revendedora de veículos

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
12/07/2022 às 18:40.
Atualizado em 14/07/2022 às 16:58
 (Reprodução / Google)

(Reprodução / Google)

Uma loja de Belo Horizonte e um morador de Contagem, na região metropolitana, alegam ser vítimas de um golpe de uma revendedora de veículos, na cidade vizinha da capital. Nesta terça-feira (12) o proprietário conseguiu reaver o carro. 

Em abril deste ano, Renan Torres, proprietário de uma caminhonete, conta que deixou o veículo na loja Top BR, localizada no Só Marcas Auto Shopping, em Contagem, para venda consignada. 

Nesse tipo de negociação a loja é intermediária da venda e, quando encontra um comprador, os vendedores recebem uma espécie de comissão pelo negócio fechado.

No entanto, quando retornou ao local, Torres descobriu que a caminhonete não estava mais lá e que a loja havia sido fechada. 

Foi então que, na última semana, o proprietário do carro viu, em anúncios pela internet, que a caminhonete estava à venda em outra loja de BH, a HG Car Multimarcas, no bairro Jardim Montanhês, região Noroeste da capital. 

Mas Torres não havia assinado o documento de compra e venda do carro e a caminhonete estava sendo usada sem a permissão do proprietário, pelo representante da HG Car.

Após o registro de um boletim de ocorrência e a suspeita de um golpe, representantes da HG Car entraram em contato com Renan para dar início ao processo de devolução do veículo, orientados por advogados da empresa.

Nesta terça, Renan conseguiu recuperar a caminhonete. “Graças a Deus estou reavendo meu carro. Está em perfeito estado, sem nenhum problema. Quero agradecer o pessoal da HG Car que, ao que parece, foram tão vítimas quanto eu”, observa Torres. 

O que diz a HG Car 

Em nota ao Hoje em Dia, a HG Car informou que adquiriu a caminhonete da Top BR para uso próprio e que o pagamento havia sido feito para o vendedor da loja de Contagem. No entanto, após alguns meses, não havendo mais a necessidade de uso próprio do veículo, a empresa decidiu colocá-la à venda.

Ainda de acordo com a nota, o negócio foi feito, inicialmente, sem o recibo de transferência, pelo fato de o vendedor já ser conhecido no mercado de revenda de carros.

“Dessa forma, como é comum no meio, tomou posse do bem e passou a aguardar a (...) transferência veicular, porém, o vendedor passou postergar, sem justificativa, a entrega do recibo”, declarou.

A HG Veículos afirmou ainda que já foi vítima do mesmo tipo de golpe em outros casos, mas que “estão sendo tomadas as medidas cabíveis, tanto na seara cível, quanto na criminal”.  

Investigação 

Também em nota a Polícia Civil confirmou que há denúncia contra a loja TOP BR. E que, por ser um “crime de ação penal condicionada à representação da vítima”, a orientação é que os envolvidos compareçam à delegacia para formalizar a representação e dar prosseguimento a uma investigação.

O Hoje em Dia tentou entrar em contato com a Top BR, mas os contatos informados no site da empresa estão desativados.

Leia mais:
Saiba como identificar 'número do ônibus' na hora de fazer uma reclamação pelo Whatsapp
Polícia Federal prende 2 pessoas e apreende 3 adolescentes suspeitos de falsificar dinheiro

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por