ENEM 2022

'Prova de Linguagens teve o mesmo nível das edições passadas, sem surpresas', avalia especialista

Raíssa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
13/11/2022 às 19:48.
Atualizado em 13/11/2022 às 21:16

Terminado o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (13), professores dão as primeiras impressões sobre os testes. Os candidatos tiveram até as 19h para concluir o exame. Na avaliação da professora de Português e Redação do Colégio Bernoulli, Isabela Azevedo, a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias não apresentou "grandes surpresas".

"A prova de Linguagens teve o mesmo nível de dificuldade das edições passadas e veio com um tema que costuma trazer bastante dificuldade para os alunos, que é o sobre indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais, mas muito provavelmente o aluno que se preparou quanto ao repertório sociocultural, não teve maiores dificuldades. As questões estavam dentro do esperado, cobrando pautas sociais e não teve nenhuma surpresa ou novidade atrelada a essa prova", disse a especialista.

Para a professora, as 40 questões da prova de Português tratavam de temas e conteúdos teóricos aprendidos ao longo do ano pelos alunos. No entanto, ela ressaltou que a pergunta 33 do caderno amarelo pode ser considerada polêmica.

"Ela teve um comando um pouco dúbio, algumas questões que trariam ali alguma dificuldade para o aluno também, mas muito provavelmente sem nenhuma perspectiva de anulação de questões", afirmou.

Para Isabela Azevedo, o ponto que chamou atenção na prova foi a cobrança de manifestações artísticas que demandam maior conhecimento específico do candidato.

"O que chamou a atenção acredito que tenham sido as questões que cobraram manifestações artísticas, que falaram um pouco sobre as manifestações na época atual, manifestações contemporâneas que cobraram do aluno um conhecimento mais abrangente da arte e da interpretação artística", comentou a professora.

'Machado de Assis'
O professor de Literatura Aloísio Andrade Oliveira chamou a atenção para a não cobrança de textos poéticos. Porém, ressaltou a exaltação do escritor Machado de Assis.

"Houve algo bastante esperado, a cobrança de autores canônicos, como Machado de Assis, e o tema da ironia machadiana. Houve algo um pouco surpreendente nessa prova, a não cobrança de textos poéticos. Na verdade, caiu um poema em prosa e também texto poético na parte de língua estrangeira, mas de uma maneira geral, a prova estava bastante coerente", disse.

O especialista elogiou as questões que, para ele, deram forma a uma das "melhores provas" em relação à Literatura e às Artes nos últimos tempos.

"Foi uma prova extremamente coerente. Podemos dizer que foi das melhores provas em relação às questões de Literatura e Artes nos últimos tempos. De uma maneira geral, foi uma prova que estava muito boa em relação aos textos escolhidos e aos temas também que dialogam com os textos escolhidos", avaliou.

Questões de inglês tiveram versão 'mais díficil'
Para o professor de inglês do Colégio Bernoulli, Sergio d'Assumpção, a supresa ficou por conta da prova de Linguagem Inglesa, que teve versão mais difícil em relação às ultimas edições.

"Prova com questões bem divididas pelo seu nível de dificuldade. Nós tivemos duas questões fáceis, de imigrantes cubanos e a questão da noiva vivendo no castelo. Mas, por outro lado, nós tivemos, de novo, três questões que se alinharam como questões medianas, medianas difíceis", comentou.

Para o especialista, a prova trouxe uma boa divisão em termos de dificuldades. "Tivemos uma questão que eu classifico até como difícil, que era um poema na qual o 'eu lírico' expressa toda a sua frustração com os novos meios de comunicação. Ou seja, uma provinha bem legal, muito bem elaborada, com duas questões fáceis, medianas fáceis, duas questões medianas e uma questão que a gente pode até classificar como difícil".

Prova de espanhol foi 'tranquila'
Na avaliação do professor de Espanhol Martin Vitolo, as questões da área foram dentro do "esperado", com grau de dificuldade parecido com a da última edição do Enem, em 2021.

"Prova tranquila, com apenas uma questão que chamou mais a atenção. Mas os poemas e o vocabulário foram dentro do contexto do que foi no ano passado, praticamente o mesmo nível", analisou. 

Assista à transmissão da Agência Brasil com especialistas comentando provas do primeiro dia do Enem:

Leia Mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por