Os frequentadores e expositores irão escolher a identidade visual da tradicional Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades de Belo Horizonte. A votação será aberta nesta quinta-feira (10) e se extenderá até o dia 30 de Setembro, através do site da Prefeitura de BH (www.pbh.gov.br/feiradaafonsopena). A opção mais votada entre as três desenvolvidas passará a ser usada nos materiais e meios de divulgação da feira. Além do acesso online, para facilitar o acesso do público, haverá um ponto de apoio com acesso à internet em frente ao prédio da Prefeitura, nos domingos dias 13, 20 e 27 de Setembro, de 8h às 13h. Cada pessoa poderá votar quantas vezes quiser no local, bastando retornar à fila. Para a elaboração da marca foram levados em conta as características da feira, como a sua organização, o trabalho manual das peças artesanais, a produção artística, entre outras coisas. O desenvolvimento da logomarca passou ainda pela Comissão Paritária da Feira de Artesanato, composta por representantes de expositores e da Prefeitura e depois encaminhada à Assessoria de Comunicação do Município. Aplicação da marca A expectativa é que a marca ajude a valorizar ainda mais a feira que é realizada na capital, todo domingo, há mais de quatro décadas. “Devido ao sucesso e à importância turística e cultural, nada mais justo que o próprio público frequentador e os expositores escolham a logomarca, pois conhecem bem as particularidades da feira e contribuem para mantê-la como grande referência turística de Belo Horizonte”, destacou o secretário regional Centro-Sul, Marcelo de Souza e Silva. Assim que for definida, a logomarca poderá ser utilizada tanto pela administração municipal quanto pelos expositores em cartões, aventais, páginas da internet, entre outros meios, facilitando a identificação do feirante e a origem do produto. História Criada em 1969, na Praça da Liberdade, a feira era realizada aos domingos e quintas-feiras, com predominância dos hippies e, posteriormente, por convite da Prefeitura, contando com artistas plásticos. À época, a feira contava com 460 expositores. A feira foi transferida, então, para a Avenida Afonso Pena, em 1991, reunindo, além dos expositores antigos, feirantes da praça Raul Soares e da praça Rui Barbosa. Atualmente, com 46 anos de tradição, a feira reúne mais de 2 mil expositores e é administrada pela Regional Centro-Sul, por meio da Gerência de Centros de Comércio Popular e Feiras Permanentes, é considerada patrimônio da capital mineira e ponto de encontro de pessoas de todas as idades. Além disso, é considerada a maior feira a céu aberto da América Latina e recebe um público estimado em 70 mil pessoas por domingo, chegando a 100 mil em datas comemorativas, como Dia das Mães e Natal.