Campanha nacional

PUC Minas adere à mobilização pela democracia e respeito aos resultados das eleições

Gabriel Rezende
grezende@hojeemdia.com.br
09/08/2022 às 19:31.
Atualizado em 09/08/2022 às 19:33

A PUC Minas é mais uma instituição de ensino a aderir ao chamado movimento “em defesa da democracia e do Estado Democrático de Direito”. O movimento tem mobilizado personalidades de todo o país e defende o respeito aos resultados das eleições de outubro de 2022. 

A manifestação sobre o posicionamento foi divulgada pela reitoria da instituição nesta quarta-feira (9). “O comunicado faz coro às milhares de vozes de variados segmentos marcados para este dia 11 de agosto (quinta-feira), Dia do Advogado”, informou. 

No comunicado, a PUC Minas avalia como “urgente” a defesa da liberdade de expressão no Brasil e dos “ritos próprios dos processos eleitorais, reconhecidos internacionalmente pela sua eficiência e transparência”. 

A instituição também diz “defender a plenitude das Instituições, que são o porto seguro, onde devem desembocar as divergências, dissensos e conflitos, tão próprios da vida democrática”. “O ódio à democracia é o ódio à diversidade, constitutiva da nossa identidade nacional, à inteligência e à dignidade humana”, completa. 

Outra instituição de ensino que também aderiu ao movimento é a faculdade de direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Conforme a vice-diretora da Faculdade, Mônica Sette Lopes, o movimento assegura a exposição de opiniões contrárias, e não somente a escolha, pelo povo, de quem governará o país, os estados e os municípios.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por