Oito detidos

Quadrilha especializada em arrombamentos e roubos de casas no Mangabeiras e Comiteco é presa

Falso vigilante ajudava comparsas com informações sobre rotina dos moradores

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
03/04/2025 às 14:55.
Atualizado em 03/04/2025 às 15:42
Operação Domus teve a participação de 75 policiais civis e militares (PM/Divulgação)

Operação Domus teve a participação de 75 policiais civis e militares (PM/Divulgação)

Fim da linha para uma quadrilha especializada em furtos e roubos de casas em áreas nobres de Belo Horizonte. Oito pessoas, incluindo um menor de idade, foram detidos durante uma operação conjunta das polícias Civil e Militar. Casas dos bairros Mangabeiras e Comiteco, na região Centro-Sul da capital, eram as preferidas dos bandidos.

O grupo contava com a ajuda de um falso vigilante, que ajudava os comparsas com informações sobre as residências. "Esse indivíduo se aproveitava da confiança dos moradores para indicar quando era mais vantajoso cometer os crimes, orientando a quadrilha sobre a ausência de pessoas nos imóveis", revelou o delegado Marlon Pacheco de Castro, titular da 3ª Delegacia de Polícia Civil Sul.

Conforme a PC, a “operação Domus” foi iniciada após as forças de segurança perceberem aumento significativo de crimes patrimoniais na região. Segundo a instituição, das sete prisões, três ocorreram nesta quinta-feira (3). As demais e a apreensão do menor foram feitas ao longo da semana.

A polícia destacou que a quadrilha era bem estruturada. "Com divisão de tarefas entre os integrantes, incluindo o planejamento dos crimes, a invasão das residências e a revenda dos bens furtados”.

Além do Mangabeiras e do Comiteco, há registros de crimes em outros bairros de BH e até de cidades vizinhas. A polícia também investiga a participação dos suspeitos em um roubo envolvendo um desembargador aposentado, que teve prejuízo de mais R$ 2 milhões.

“Embora as apurações sobre os roubos ainda estejam em fase inicial, já identificamos elementos que vinculam os investigados a crimes cometidos mediante violência ou grave ameaça”, adiantou Pacheco, que ainda informou que alguns dos bens levados das casas durante as ações criminosas já foram recuperados.

A operação Domus teve a participação de 75 policiais civis e militares, com emprego de 25 viaturas, além do apoio das equipes das coordenações de Operações com Cães (COC) e Aerotática (CAT) da PC e também de aeronave e cães da PM. 

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por