Quadrilha especializada em clonagem de carros roubados é presa em BH

Raul Mariano
rmariano@hojeemdia.com.br
07/06/2017 às 17:33.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:58
 (Raul Mariano/Hoje em Dia)

(Raul Mariano/Hoje em Dia)

Um mega esquema de clonagem de veículos foi descoberto pela Polícia Civil e pelo Ministério Público mineiro, depois de seis meses de investigação. Ao todo, a operação Dupla Face expediu 15 mandados de prisão preventiva - dos quais 11 foram executados - e 19 mandados de busca e apreensão.

O crime consistia na duplicação das placas de carros com as mesmas características – como modelo, cor e ano de fabricação – , para utilização em outro veículo, fruto de roubo. De acordo com os investigadores, a quadrilha pode ter clonado mais de 200 veículos apenas em 2017. 
 
Depois de adulterada a numeração do chassi e dos vidros, as etiquetas identificadoras, as placas, o lacre de segurança e a documentação de uso obrigatório, os veículos eram vendidos para terceiros em diversas regiões do Estado e, ainda, no interior da Bahia. 

Os trabalhos tiveram início em razão do aumento descontrolado dos crimes de furtos e roubos de veículos na capital e região metropolitana de Belo Horizonte, entre o fim do ano passado e início deste ano. 

"Começamos investigando o líder dessa quadrilha, chamado Ailson de Oliveira. Ele era responsável pela negociação dos veículos após a adulteração dos chassis", explica o delegado Antônio Júlio Prado, responsável pela operação. 

Apreensões 

Em Belo Horizonte foram apreendidos dois veículos clonados - sendo um caminhão baú -, dois veículos roubados ainda não adulterados, outros três com fortes indícios de adulteração, uma arma de fogo, munições e porções de drogas como maconha e cocaína. 

Com o cumprimento das ordens judiciais, espera-se apreender mais veículos adulterados, já que as investigações revelaram que apenas neste ano o grupo já teria clonado mais de100 veículos.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por