(Tânia Regô/ Agência Brasil)
Os alertas de médicos e autoridades em saúde para que a população se imunize contra a Covid-19 não tem sido suficientes. A meta de proteger 90% dos grupos convocados não foi alcançada em Minas. E, mesmo diante dos apelos frequentes, será que as pessoas sabem na ponta da língua quantas doses precisam tomar para completar o esquema vacinal?
De acordo com especialistas, para que um imunizante seja eficaz é preciso que seja aplicado conforme a recomendação do fabricante. Por isso, cada faixa etária possui um esquema, com intervalos de no mínimo 21 dias para a Pfizer, quatro semanas para a Coronavac e dois meses para a AstraZeneca.
Para saber o intervalo recomendado, basta consultar o cartão de vacina e verificar a data da última aplicação. Confira a quantidade de doses para cada faixa etária.
Apelo
A expectativa é que o esquema vacinal contra a Covid-19 seja modificado, com um calendário anual a partir de 2023, segundo o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti. O chefe da pasta voltou a fazer um apelo para que os mineiros tomem todas as doses.
"Muita gente ainda não encerrou o ciclo vacinal completo. Vacinação é o que nos faz estarmos aqui hoje tranquilos, mesmo com o aumento de casos, sabendo que estamos protegidos. Vamos vacinar para que tenhamos um próximo ano com muita segurança".
Leia mais: