Quarteto explode caixa eletrônico, lança bomba e atira contra viatura da PM e foge no Norte de Minas

Ana Clara Otoni - Do Portal HD
30/01/2013 às 13:07.
Atualizado em 21/11/2021 às 21:28
 (Emerson Santos/Divulgação)

(Emerson Santos/Divulgação)

Mais uma ocorrência de caixa eletrônico explodido foi registrada nesta madrugada de quarta-feira (30) em Minas Gerais mas, dessa vez, a ousadia dos criminosos surpreendeu até a Polícia Militar e mobiliza dois helicópteros da corporação. Depois de explodir três equipamentos e destruir completamente a  agência do Banco do Brasil em Buritizeiro, no Norte de Minas, um quarteto fugiu em um carro com placa adulterada e foi, ao ser perseguido pelos policiais, lançaram bombas contra a viatura e atiraram em direção aos policiais.

A ação ocorreu por volta das 3h20 e foi filmada pelas câmeras do circuito interno de segurança do banco, segundo os policiais do 55º Batalhão da Polícia Militar. Segundo o soldado Fábio Barbosa, ele estava fazendo um patrulhamento na região central da cidade quando ouviu a cerca de 800 metros o barulho de uma explosão. “Quando a gente chegou lá uma moradora disse que os indivíduos haviam acabado de fugir em um carro de cor preta. Todos usam camisas amarradas no rosto, segundo ela”, afirmou o militar.

Com as descrições, os policiais montaram um cerco e perseguiram o Palio Weekend dos suspeitos pela BR-356. Durante a perseguição, os indivíduos atiraram contra a viatura e lançaram bombas. “A gente não sabe se era granada ou dinamite, mas ninguém ficou ferido”, contou o soldado Barbosa. Eles seguiram por uma estrada de terra, quando na altura da cidade de Brazlândia, que fica a 170 quilômetros de Buritizeiro, o carro dos suspeitos derrapou na lama, no trevo da cidade, na MGT-408. A viatura sofreu apenas um dano mecânico ao passar em um buraco, conforme o policial.

 

Com a explosão, agência ficou completamente destruída, em Buritizeiro

Após o acidente, o quarteto fugiu para um matagal a pé. Dentro do carro, que tinha a placa de um Corolla, foram apreendidos três porções de maconha, vários alimentos, galões com água e combustível, R$ 100 em dinheiro e três toucas ninjas. “A gente suspeita que a intenção deles era fugir e ficar escondido por um tempo em algum esconderijo”, contou o soldado.

O gerente da agência do Banco do Brasil da cidade informou aos policiais que acredita que o bando tenha levado uma baixa quantia em dinheiro. Com a onda de ataques aos caixas eletrônicos, a orientação da direção dos bancos tem sido abastecer os equipamentos com quantias mais relevantes apenas no período de pagamento de salários, ou seja, no início do mês. “É a estratégia que eles estão usando para tentar conter esses ataques”, informou o policial.

 

Destroços na agência do Banco do Brasil fez com que o local fosse interditado

As buscas pelos suspeitos prosseguem na tarde e noite desta quarta-feira com o auxílio de dois helicópteros da Polícia Militar, um de Montes Claros e outro de Belo Horizonte. Por terra, o rastreamento é feito com dezenas de policiais militares de cidades da região. Com a destruição da agência, os moradores de Buritizeiro ficaram sem atendimento bancário no local, que foi interditado. Até 19h30 o bloqueio ainda estava sendo realizado.

Balanço

Só em 2012, a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) informou que 148 ocorrências de roubos e furtos nas quais o dinheiro foi levado foram registradas em Minas Gerais. No ano passado, foram 128 ocorrências.

Atualizada às 19h45

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por