(Divulgação)
Umas das frutas mais consumidas no mundo ganha um fim de semana inteiro em sua comemoração. Sabará recebe nestes sábado (19) e domingo (20) o VII Festival da Banana do distrito de Ravena, a partir das 9h da manhã. A festa terá uma programação cultural diversificada, oferecendo além das apresentações musicais, várias guloseimas e artesanatos locais feitos com a palha da bananeira.
O evento, que tem previsão de receber 2 mil pessoas por dia, será realizado na praça de Nossa Senhora da Assunção, onde estarão montados os estandes e o palco para shows. O visitante terá a oportunidade de apreciar as delícias gastronômicas feitas com a banana, degustando bolos, chips, cupcake, sorvetes, doces e outras opções de comidas feitas com a fruta mais popular da região.
Para o secretário municipal de Turismo de Sabará, Júlio César Rocha, “a realização desse evento contribui para a dinamização da atividade turística, o reconhecimento, o apoio, a divulgação e a popularização da culinária tradicional e do artesanato local”.
Júlio salienta ainda que, a banana, atrai diversos turistas para Ravena, sendo um produto muito importante para produtores e comerciantes, movimentando economia da região. “O distrito de Ravena foi um dos maiores produtores de banana nanica e possui as melhores bananas, reconhecimento dado pelos turistas e visitantes”, conta.
Sim, comemos bananas!
Segundo a nutricionista da EMATER Ediene Letícia da Fonseca, a banana traz diversos benefícios pra quem a consome. A fruta auxilia na digestão e no controle da pressão arterial. Além disso, a banana também pode auxiliar na redução do estresse e na fortificação dos ossos. “A fruta é uma excelente fonte de energia de rápida absorção. Ela tem grande teor de carboidrato, de vitaminas A e C e minerais como cálcio, magnésio, selênio, fósforo e potássio”, explica.
A nutricionista conta ainda que, a fruta previne câimbras e contribui para bom funcionamento cardíaco. “É uma fruta que deve ser consumida diariamente, principalmente quem tem problemas de pressão, pois, a medicação para esse problema faz com que a pessoa perca potássio”, pontua.
Como chegar
A distância entre a capital e o distrito de Ravena é de 30 KM. De carro, saindo de Belo Horizonte, existe o acesso pelo Anel Rodoviário, sentido Vitória, na BR-381. De ônibus, o visitante deve utilizar a linha 4872 (Ravena/BH), que parte da estação São Gabriel.
Programação do VII Festival da Banana de Ravena:
Sábado (19/9)
9h - Som mecânico
10h - Abertura - Coral Sebastião Vianna
11h30 - Sarau Poesia
13h - Roda de conversa - Registro dos derivados da banana como Patrimônio Imaterial – Rafael Boeing (Historiador)
16h - Apresentação do Grupo Cantarolê
19h - Forró com o grupo Pancada Nordestina
22h - Show com Marcus Strada
1h - Término
Domingo (20/9)
10h - Som mecânico
14h - Show com o Bloco Tambará
17h - Show com Johny Marcos e Maurinho
22h - Término