Não apenas as mulheres obesas precisam redobrar os cuidados para engravidar. Aquelas que fizeram cirurgia bariátrica e desejam realizar o sonho da maternidade também devem estar atentas. Apesar de a literatura médica não impor algum período específico, o ideal, recomendam especialistas, é que se espere até dois anos após o procedimento para uma gestação.
Leia também:
Obesidade materna expõe crianças a doenças associadas ao metabolismo, como diabetes e sobrepeso
“Esse período é essencial para que a mulher recupere nutrientes perdidos durante a cirurgia e com a perda rápida de peso”, ressalta a vice-presidente do Comitê de Gravidez de Alto Risco e Mortalidade da Associação dos Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (Sogimig), Suzana Maria Pires Rio.
Acompanhamento com nutricionista é essencial
Ferro e vitamina B12 estão entre as substâncias que precisam ser repostas após a redução de estômago. Para ter uma dieta equilibrada, na qual os nutrientes estejam presentes, o acompanhamento com profissional, antes e durante a gravidez, é fundamental. “O paciente de cirurgia bariátrica come quantidades menores de alimentos. Então, a mulher que passou pelo procedimento precisa se preocupar com a qualidade do que come e, muitas vezes, vai requerer reposição de nutrientes em doses maiores do que uma grávida que não fez a redução de estômago. Um profissional ajuda a controlar isso”, frisa a ginecologista e obstetra Cristiana Fonseca Beaumord, da Unimed-BH.