(Mariana Durães/ Hoje em Dia)
O Corpo de Bombeiros terá militares nas funções de guarda-vidas em lagos, represas e cachoeiras de Minas Gerais durante o período do Carnaval. Em Belo Horizonte, a maior preocupação é com o aglomerado de pessoas em blocos.
“Sabemos que o lago de Furnas, represa de Três Marias, e outras cachoeiras, ficam muito movimentadas, principalmente no caso de altas temperaturas do fim do verão. Por isso estaremos por perto para realizar o atendimento mais ágil possível no caso de qualquer ocorrência”, explica o capitão Heitor Mendonça, chefe da divisão de operações do 1º comando do Corpo de Bombeiros.
Haverá, também, maior atenção para o volume de veículos nas estradas. Por isso, bases de apoio serão montadas nas rodovias estaduais e federais.
Em Belo Horizonte, por outro lado, o foco principal é o desfile de blocos. Durantes cinco dias de folia serão 988 bombeiros e 72 viaturas disponibilizadas para atuação.
Conforme o capitão, nas mais de 400 reuniões realizadas com representantes dos grupos, foram repassadas instruções para evitar problemas principalmente em situações de pânico.
“Além de não permitirmos concentração, desfile e dispersão em pontes e viadutos, nem em áreas de alagamento, nossa instrução é de que no mínimo sinal de confusão e desespero, os blocos parem o som e a bateria, para que os bombeiros possam utilizar os microfones para indicar ações de segurança ”, explica.
Parceria com Samu
Neste ano, o Corpo de Bombeiros terá uma parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que vai disponibilizar um médico regulador dentro de uma carreta da corporação. Com isso, militares serão alocados em pontos estratégicos nas proximidades dos postos avançados.
A expectativa é de que as ações integradas tornem o atendimento mais ágil e que desafogue unidades de saúde. Neste ano, serão cinco postos móveis distribuídos pela cidade.
Além da Praça da Estação, na região central, estarão também na avenida Getulio Vargas com Brasil; avenida Afonso Pena (em frente ao Palácio das Artes); Praça Tiradentes e Praça Raul Soares.
Leia mais: