Reforço na saúde: governo destina carros para monitoramento de água e controle de doenças

Da Redação
Hoje em Dia - Belo Horizonte
26/10/2017 às 18:27.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:24
 (Carlos Alberto/Imprensa MG)

(Carlos Alberto/Imprensa MG)

As ações em saúde foram reforçadas em 59 cidades mineiras. Sessenta carros 4x4 foram entregues pelo governo do Estado aos municípios para atender demandas de monitoramento da qualidade de água, vigilância em saúde e controle de peste e malária. Os investimentos somam cerca de R$ 6,5 milhões.

Na solenidade de entrega dos carros, ocorrida ontem no Palácio da Liberdade, na capital mineira, o governador Fernando Pimentel destacou o amparo mesmo em meio à crise financeira. “Estamos doando veículos que serão extremamente importantes nesse momento em que estamos enfrentando o aumento dos índices de chikungunya, de dengue no Estado inteiro. Nós estamos preocupados com isso”, afirmou.

Os veículos atenderão as regionais de saúde de Belo Horizonte, Coronel Fabriciano, Diamantina, Governador Valadares, Januária, Montes Claros, Pedra Azul, Ponte Nova, Teófilo Otoni e Unaí

Importância

Prefeito de Aimorés, Marcelo Marques, que representou os municípios contemplados, lembrou da importância dos Fóruns Regionais de Governo para seleção das demandas e destacou o empenho do governo de Minas Gerais em auxiliar as pequenas cidades. 

Segundo ele, a promessa dos carros foi feita durante esses encontros realizados pelo Executivo estadual. “Muitas pessoas até duvidaram que receberiam esses veículos e, hoje, nós estamos aqui, sendo contemplados. Eles serão de grande valia para todos nós. Este é um momento ímpar para os prefeitos, principalmente de cidades pequenas. Em localidades como no Vale do Rio Doce, por exemplo, se não fosse a ação do governo do Estado, tenho certeza que nenhum município iria conseguir adquirir um veículo do porte desse que estamos recebendo”, destacou.

O secretário de Estado de Saúde, Sávio Souza Cruz, explicou a escolha das 59 cidades. “O critério é da Vigilância Sanitária. São os municípios onde é necessário o reforço do monitoramento da qualidade de água, onde a concentração é no Vale do Rio Doce, em razão da tragédia de Mariana”, resumiu.

Participação

Além do presidente da Assembleia Legislativa, Adalclever Lopes, participaram do evento o secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais, Epaminondas Pires, os deputados estaduais Neilando Pimenta, Roberto Andrade, Gustavo Santana, Geraldo Pimenta, Mário Henrique Caixa e Celise Laviola.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por