(Hoje em Dia)
A Região Oeste de Belo Horizonte está sob alerta de risco geológico até a próxima terça-feira (31), informou a Defesa Civil Estadual na manhã deste sábado (28). De acordo com o órgão, o alerta foi emitido “por causa das fortes chuvas ocorridas nas últimas horas e o volume de chuvas previsto para as próximas 72 horas.”
“Recomenda-se atenção no grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos”, alerta.
Diante de alguns destes sinais, a orientação é sair imediatamente do imóvel e ligar para a Defesa Civil (199). Em caso de emergência, a orientação é procurar o Corpo de Bombeiros Militar (193).
Um levantamento da Defesa Civil Estadual mostra que, até às 18h da última quinta-feira (26), todas as nove regionais de BH já ultrapassaram o volume de chuvas esperado para o mês de janeiro, que é de 330,9 mm segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na região Oeste já choveu 484 mm, representando 146,3% do volume esperado.
Confira a lista completa:
Sinais de que pode haver deslizamentos:
Recomendações:
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS.
Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.