(Adão de Souza/PBH)
A região Oeste de Belo Horizonte ganhou, nesse sábado (11), mais uma Unidade de Educação Infantil (Umei), na Vila Calafate, no bairro Alto Barroca. A escola tem capacidade para atender 440 crianças de 0 a 5 anos em uma área de 1.160 m². A nova instalação eleva para 7 mil o número de vagas para a a educação infantil na região.
Além da estrutura de salas d eaula, banheiros e sala multiuso a Umei conta também com espaços lúdicos, como uma horta para a as crianças aprenderem sobre o cultivo de alimentos como salsinha, tomate, acelga e alface que também integram o o cardápio das quatro refeições diárias servidas no local.
“Pensar em educação é pensar em trajetória. Trajetória de desafios e de conquistas. Falar em educação é falar em perspectiva de vida, de trabalho e de transformação social. Hoje, eu posso falar das conquistas que o município de Belo Horizonte obteve na educação e principalmente no que se refere à educação infantil. Nesta última década tive a oportunidade de ser testemunha da implantação de inúmeras unidades de ensino. Os avanços são significativos e passamos a ver a criança como transformador da sociedade pois ela passou a ser considerada cidadão de direitos, de vez e de voz. É realmente maravilhoso conhecer e se encantar com esta nova concepção que se coloca em nossa cidade”, destacou Adriane Gonzaga, vice-diretora da Umei.
Para a nova unidade, foram investidos R$ 3,7 milhões, grande parte dos cofres da Prefeitura de Belo Horizonte. A região conta agora com dez unidades de ensino infantil, uma escola municipal de ensino fundamental e 25 creches parceiras. Em toda a Rede Municipal são 62.171 crianças matriculadas.