(Amadeu Barbosa)
O representante do Movimento União Brasil Caminhoneiro em Minas Gerais, José Acácio Carneiro, 62 anos, morreu na noite desta sexta-feira (18) em um acidente na BR-040, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizotne. O sindicalista estava em um carro que foi atingido por uma carreta que escorregou na pista por causa da chuva e o óleo na pista.
Outros dois carros, um caminhão e uma moto se envolveram no acidente, deixando uma pessoa ferida em estado grave. O acidente provou congestionamento de mais de 15 quilômetros no sentido Rio de Janeiro/Belo Horizonte.
José Acácio morreu no Hospital de Pronto-Socorro João XXIII (HPS), em Belo Horizonte, onde está internado em estado grave uma outra vítima do acidente, que não teve seu nome divulgado.
José Acácio era presidente do Sindicato dos Transportadores Rodoviários de Bens do Estado de Minas, com sede em Barbacena, e representava os motoristas que transportam minério de ferro na BR-040, entre Itabirito e Congonhas.
A instalação de áreas de escapes no Anel Rodoviário de Belo Horizonte era defendida por José Acácio para reduzir acidentes envolvendo carretas sem freios. Ele havia apresentado ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) um estudo que mostra que nessas áreas, carretas e caminhões sem freios diminuiriam a velocidade quando entrassem em no local coberto por areia ou argila. Esse tipo de instalação está sendo usado no Paraná.