O contrato de concessão do metrô de Belo Horizonte e região metropolitana foi assinado pelo Governo de Minas e pelo Grupo Comporte, empresa que venceu o leilão de privatização, nessa quinta-feira (23). O repasse prevê melhorias no transporte sobre trilhos, como revitalização da Linha 1 e construção da 2.
No entanto, os usuários ainda terão que esperar. Conforme o Executivo estadual, as mudanças no metrô de BH devem ser realizadas nos próximos oito anos.
A empresa fica responsável pela gestão, operação e manutenção dos serviços do transporte sobre trilhos pelo prazo de 30 anos.
O investimento previsto é de R$ 3,7 bilhões para melhorias e ampliações. Desse total, R$ 2,8 bilhões são aportes do governo federal e cerca de R$ 440 milhões são provenientes do Termo de Reparação assinado com a Vale em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho.
Revitalização da Linha 1
De acordo com os termos previstos no contrato da privatização, a concessionária será a responsável pela modernização e ampliação da Linha 1. Atualmente, a rede de transporte metroferroviário da Grande BH possui apenas uma linha, que compreende 19 estações, ao longo de 28,1 quilômetros de extensão, interligando as cidades de Belo Horizonte e Contagem.
Dentre as intervenções previstas para a Linha 1 estão investimentos para reforma de estações, compra de novos trens equipados com ar-condicionado e diversas atualizações tecnológicas, resultando em melhoria da qualidade do serviço, mais conforto, acessibilidade, segurança e regularidade nas viagens.
Além de ser revitalizada, a Linha 1 também ganhará mais uma estação localizada no bairro Novo Eldorado, em Contagem.
Construção da Linha 2
Sonho dos moradores da Grande BH e promessa do Governo há mais de 20 anos, a Linha 2 deve sair do papel após a concessão. Conforme o contrato, a empresa que arrematou a Companhia Brasileira de Trens Urbanos em Minas Gerais (CBTU-MG) vai retomar as obras iniciadas em 1998 e paralisadas posteriormente.
As obras da nova linha do metrô preveem a criação de sete novas estações ligando o bairro Calafate à região de Barreiro - com 10,5 quilômetros de extensão. Após os investimentos, o sistema deve beneficiar aproximadamente 270 mil passageiros diariamente, dos quais 50 mil devem utilizar a nova Linha 2.
A expectativa é que o processo de melhoria gere, ao longo do contrato, mais de 28 mil empregos diretos e indiretos.