Segurança

Rodovia Fernão Dias terá novos radares e rampa de escape para reduzir acidentes

Três equipamentos eletrônicos devem ser instalados na Serra de Igarapé, onde grave acidente matou oito pessoas em agosto

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 13/09/2023 às 09:21.
 (Corpo de Bombeiros)

(Corpo de Bombeiros)

A Rodovia Fernão Dias, que liga Belo Horizonte a São Paulo, vai ganhar novos radares de velocidade. O reforço na fiscalização visa a evitar acidentes em pontos críticos. A informação foi dada por representantes da Arteris, concessionária que administra a via, durante reunião na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta terça-feira (12).

Foram identificados 32 pontos com altos índices de acidentes na estrada - trecho sul da BR-381 -, que receberão os equipamentos eletrônicos em 2024. Vinte e sete serão instalados em Minas, três na Serra de Igarapé, na Grande BH, um dos trechos mais perigosos. 

Em 20 de agosto, um grave acidente na região deixou sete mortos. Um ônibus que levava torcedores do Corinthians de volta para São Paulo após uma partida contra o Cruzeiro, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro, perdeu os freios e capotou. 

Além disso, a Arteris informou ter pactuado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a instalação de uma rampa de escape no km 525 da Fernão Dias, na altura de Brumadinho. Segundo o diretor de Operações da concessionária, Ricardo Luís Silva, o projeto executivo já está sendo elaborado e a expectativa é de que ele fique pronto em meados de 2024. A construção da estrutura terá início após a aprovação da ANTT.

Acidentes e prejuízos

O caminhoneiro Daniel Reis de Paula, que preside a Cooperativa dos Amigos Transportadores de Oliveira (Cooperatro), cobrou melhorias na sinalização para reduzir os acidentes. Ele ainda reclamou da má qualidade do asfalto. “Se você anda na faixa da direita, desmancha o caminhão, porque sai voando peça pela estrada afora”, reclamou.

O diretor de Operações da Arteris, Ricardo Luís Silva, garantiu que a empresa trabalha para reduzir os acidentes. Ele disse que o número de mortes na rodovia foi reduzido pela metade entre 2010 e 2020, quando foram registradas 126 vítimas. A concessionária trabalha para que esse número tenha outra redução pela metade até 2030.

Arteris informou que trabalha em diversas frentes, como a implantação de passarelas e ações de conscientização de pedestres, para evitar atropelamentos. Além disso, a empresa diz ter implantado mais de 100 km de iluminação na rodovia, para oferecer mais segurança para usuários e moradores do entorno. 

Ricardo Luís Silva disse que a concessionária tem consciência das condições da pista e está investindo R$ 200 milhões na recuperação do pavimento em 2023. Ele ainda afirmou que o excesso de peso dos caminhões precisa ser coibido porque contribui para a deterioração do asfalto e também pode provocar acidentes.

Segundo o coordenador substituto de Fiscalização da Infraestrutura Rodoviária da ANTT, Cláudio Renê Valadares Lobato, entre setembro de 2022 e agosto de 2023, a Arteris deixou de atender 61,6% das ocorrências de problemas na pista dentro do prazo regulamentar, o que motivou a aplicação de 38 autos de infração por descumprimento do contrato de concessão da Fernão Dias.

* Com informações da ALMG

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