(Lucas Prates / Hoje em Dia)
Roupas e cosméticos lideram a lista de presentes para o Dia dos Namorados. De acordo com pesquisa divulgada pela Câmara de Dirigentes Lojistas da capital (CDL/BH), a data mais romântica do ano, celebrada em 12 de junho, será dia de presentear o amado ou a amada com roupas (40,4%) e cosméticos (24%).
O levantamento realizado com 200 consumidores em BH, entre os dias 15 e 26 de maio, aponta que calçados (19,3%), acessórios (13,5%), bolsas, malas e mochilas (9,9%), guloseimas como chocolates e bombons (8,2%) e cestas com quitutes (5,8%) também estão na lista de prováveis presentes. Outros 5,8% disseram que irão criar algo simbólico.
Na análise do tíquete médio dos quatro itens com maior saída, em comparação ao ano passado, as variações foram:
“Os consumidores estão cada vez mais atentos ao histórico de preços dos produtos. Por isso, é fundamental que o lojista não faça remarcações muito elevadas e mantenha boas estratégias de preço para que o negócio se mantenha competitivo”, indica o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
Compras em lojas físicas
A maioria dos entrevistados (54,4%) pretende realizar as compras em lojas físicas, sendo 28,1% em shopping center e 26,3% em estabelecimentos de ruas e centros comerciais. Em relação às compras pela internet, 38,6% afirmam que devem utilizar este recurso e 5,9% irão adquirir os produtos com pequenos comerciantes autônomos.
Ainda de acordo com a pesquisa, 72,5% dos consumidores afirmam que não pretendem realizar as compras para a data no mesmo estabelecimento que compraram no ano passado.
Formas de pagamento
De acordo com a pesquisa, 76% dos consumidores pretendem pagar à vista, sendo cartão de débito (27,5%), à vista no cartão de crédito (20,5%), PIX (16,4%), dinheiro (11,1%), à vista no cartão da própria loja (0,6%). Já 24% dos entrevistados devem optar pelo pagamento parcelado no cartão de crédito, com uma média de três parcelas.
O PIX cresceu 429% em relação ao último ano. De forma geral, a intenção de pagamento à vista continua sendo a mais preferida. Isso nos mostra que os consumidores estão evitando se endividar a longo prazo e quando o tíquete médio for maior, estão dispostos a parcelar as compras”, analisa economista da CDL/BH, Ana Paula Bastos.
Comemoração
O levantamento da CDL/BH também questionou os consumidores sobre as comemorações que pretendem realizar no Dia dos Namorados. As principais opções apresentadas foram:
Preço influencia a compra
Na perspectiva dos consumidores, os principais fatores que influenciam o fechamento de uma compra são: preço (21,1%), educação e cortesia dos funcionários (15,2%), qualidade do produto (14,6%), agilidade no atendimento (13,5%), credibilidade da loja (5,8%), conforto (5,8%), desconto em frete (5,8%).