Melhorias devem ser finalizadas ainda neste semestre; estão sendo investidos cerca de R$ 130 mil
Manutenção da rede de drenagem pluvial da cidade é um serviço de extrema importância para evitar alagamentos (Divulgação / PBH)
A Prefeitura de Belo Horizonte está realizando obras de drenagem na esquina das ruas dos Xavantes com a dos Canoeiros, no Bairro Santa Mônica, região de Venda Nova. Foram construídas duas bocas de lobo e uma grelha para captação e escoamento superficial das águas que vem de quatro ruas mais elevadas do entorno - dos Tumucumaques, dos Zapotecas, dos Maias e dos Navajos.
A rede de drenagem vai direcionar as águas até o Córrego Borges. A obra tem prazo de conclusão neste semestre e se soma a outras realizadas na região para evitar alagamentos. Estão sendo investidos aproximadamente R$ 130 mil. A manutenção da rede de drenagem pluvial da cidade é um serviço de extrema importância para evitar alagamentos.
“As águas das chuvas precisam ser direcionadas para as redes subterrâneas já existentes e, às vezes, uma intervenção relativamente rápida e simples minimiza alagamentos. Quanto mais vazão conseguirmos dar às águas das chuvas, orientando-as até o curso d'água mais próximo, menos alagamentos teremos.", explica o subsecretário de Zeladoria Urbana da capital, Maurício Brandão.
De acordo com a PBH nos últimos dois anos, outras vias na região de Venda Nova receberam manutenção e/ou implantação de redes de drenagem pluvial que foram importantes para minimizar alagamentos em pontos críticos da região, como a rua Padre Pedro Pinto. Entre as que receberam as melhorias estão a rua Edgard Torres, no Minas Caixa; rua Visconde de Taunay, no Santa Branca; duas obras no Bairro Céu Azul (ruas Rosângela e José Maria Alves) e na rua José Joaquim dos Santos e na avenida Presidente.
Ainda constam na lista a rua Expedito Flaviano da Costa, no Bairro Lagoa; rua Waldemar Dias Coelho e outras 14 vias do entorno, no Bairro Candelária.
* Com informações da PBH