O Governo de Minas escolhe, até o fim de novembro, as empresas responsáveis por construir mais dois dos 13 Terminais de Transporte Metropolitano previstos para a Grande BH. Os editais de licitação foram publicados sábado, mas um deles pode não ficar pronto no prazo previsto: até o fim de 2014. Isso porque o começo das obra depende do cumprimento dos prazos dos editais. A divulgação da empresa vencedora está marcada para 29 de novembro. A partir daí, abre-se prazo para recursos, homologação do vencedor e autorização efetiva para as intervenções. De acordo com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), o terminal São Benedito, em Santa Luzia, na Região Metropolitana, deve ser entregue um ano após o início das obras. Já o terminal Bernardo Monteiro, na região hospitalar da capital, deve ficar pronto em oito meses. Integração Juntas, as duas obras custarão R$ 33,5 milhões e transportarão, por dia, 133 mil pessoas. Os novos terminais se juntarão aos outros cinco que irão compor o BRT (Transporte Rápido por Ônibus), ou seja, quem passar por esses terminais será levado a estações do BRT, de onde seguirá para o destino final. As linhas troncais utilizarão os corredores que estão sendo construídos nas avenidas Antônio Carlos, Pedro I e Cristiano Machado, na capital. Os outros seis terminais metropolitanos não se comunicarão com o BRT de BH. A desapropriação para a construção do Terminal Metropolitano Bernardo Monteiro, que ficará entre as avenidas Francisco Sales e Andradas, foi autorizada em agosto do ano passado. A área de 427m²facilitará a manobra dos ônibus. No bairro São Benedito, não serão necessárias remoções, pois, de acordo com a Setop, o terreno, que pertencia à prefeitura de Santa Luzia, foi cedido ao governo do Estado. As obras preveem a construção de plataformas de embarque e desembarque, prédio de apoio administrativo, bilheteria e banheiros. Em andamento Até agora, somente as obras de quatro dos 13 terminais do novo sistema de transporte da Grande BH estão em andamento. O plano inicial era que todos ficassem prontos no primeiro semestre de 2014, antes da Copa. Com capacidade para 40 mil passageiros por dia, os terminais de Ibirité e Sarzedo têm custo de R$ 12,6 milhões e R$ 8,3 milhões, respectivamente; a reforma dos terminais Vilarinho e São Gabriel, que atenderão 68 mil pessoas diariamente, custará R$ 7,9 milhões.