Salto para "desestressar" faz manifestante ficar famoso na web

Ana Lúcia Gonçalves - Hoje em Dia
02/07/2013 às 06:53.
Atualizado em 20/11/2021 às 19:40

GOVERNADOR VALADARES – As manifestações que aconteceram em todo o país, com mais intensidade na semana passada, tiveram uma pitada de humor que contagiou outros países. Um manifestante foi fotografado dando um salto, durante a interdição da BR-116, em Governador Valadares.

O passo de jazz deu origem a dezenas de montagens que rodam o mundo por meio das redes sociais. Internautas de Londres e Nova Zelândia estão entre os que “curtiram” a performance do “gordinho bailarino”.

O universitário Ricardo Belechiam, de 20 anos, integra o movimento “Vem pra rua GV”. Desde o dia 22, o bailarino participa das manifestações, que se tornaram diárias na cidade, tendo como foco a redução do preço da passagem de ônibus, hoje em R$ 2,20.

Ricardo Belechiam participava da interdição da BR-116 (Rio/Bahia) com a bandeira do Brasil nas costas, quando decidiu dar o salto, para “desestressar”. Outros dois colegas tentaram acompanhá-lo, mas não conseguiram.

Atento, o fotógrafo da sucursal do Hoje em Dia em Governador Valadares, Leonardo Morais, fez o click no momento exato da performance do bailarino. No mesmo dia, a foto, publicada no portal do jornal http://www.hojeemdia.com.brfoi usada em montagens e publicadas nas redes, como Facebook, e sites de humor, a exemplo do “Não intendo” e o “9gag”, um dos cantinhos favoritos dos internautas e espaço onde tudo o que é meme (termo grego que significa imitação) ganha projeção e popularidade entre os conectados à web.

“Fiquei surpreso, assustado com a repercussão. Muitos colegas curtiram, compartilharam, e a foto ganhou o mundo. Já me ligaram de Londres. O bom disso é que desperta um olhar diferente, mais leve, para os protestos no Brasil, cada dia mais violentos e tensos”, diz Belechiam.
 


Diversão

Ele conta que se diverte ao ver as diferentes performances que ganha, mesmo sendo “gordinho”. Os memes também repercutem entre os emigrantes valadarenses que estão no exterior.

Belechiam tem aulas de jazz desde os 11 anos, alternativa que encontrou para perder peso. “Emagreci 27quilos em dois anos e estabilizei. Estou com 117 quilos”, revela, contando que não tem problemas com o sobrepeso. Tanto que no dia 8 deste mês participou de um concurso nacional, promovido por um programa de TV, que elegeu “O gordinho mais leve do Brasil”. Por pouco não venceu.

“O que magoa é a maldade. Alguns memes são maldosos, mas como a maioria usa de bom humor, me divirto também”, diz Belechiam, se preparando para uma segunda entrevista. “Acho que fiquei famoso”.

Leia mais na http://hojeemdiardp2.digitalpages.com.br/html/login/93

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por