Samarco propõe prorrogar contratos com trabalhadores até abril

Gabriela Sales - Hoje em Dia
07/01/2016 às 21:12.
Atualizado em 16/11/2021 às 00:56

A mineradora Samarco negociou nesta quinta-feira (7), a manutenção dos funcionários da empresa até 25 de abril. A medida foi discutida com os sindicatos dos trabalhadores, já que a previsão era de dispensa a partir de  1º de março.


Em nota, a empresa disse que o objetivo da proposta é preservar 3 mil postos de trabalho. A proposta prevê ainda a suspensão temporária dos contratos de trabalho por três meses. Durante esse período os empregados ficarão afastados e participarão de cursos de qualificação de mão-de-obra oferecidos pela empresa. A Samarco se comprometeu a disponibilizar uma ajuda compensatória mensal, que somada à bolsa de qualificação profissional prevista nessa modalidade de suspensão de contrato, garantirá o salário nominal dos empregados.


Para valer, a proposta ainda precisa ser aprovada em assembleia dos trabalhadores, em data ainda a ser definida pelos sindicatos. Segundo a Samarco, a suspensão temporária de contratos de trabalho é largamente utilizada no país, destacadamente no setor automotivo. Além de garantir postos de trabalho, renda e os benefícios ao trabalhador, a medida tem ainda a vantagem de permitir que as empresas se ajustem a eventuais reduções de demanda, diminuição de custos e retomada de produção.

"Embora inédito nas operações da Samarco, a suspensão temporária de contratos de trabalho é largamente utilizada no país, destacadamente no setor automotivo. Além de garantir postos de trabalho, renda e os benefícios ao trabalhador, a medida tem ainda a vantagem de permitir que as empresas se ajustem a eventuais reduções de demanda, diminuição de custos e retomada de produção", justificou a empresa.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por