Gratuito

Santa Casa BH apresenta carreta que vai atender pacientes oncológicos no interior de Minas

Projeto estima 1,7 mil atendimentos por mês pode ser ampliado; definição das cidades vai seguir critérios, com IDH e distância para capital

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 09/03/2024 às 12:16.
Carreta do Instituto de Oncologia da Santa Casa de Belo Horizonte que irá percorrer várias cidades de Minas (Maurício Vieira / Hoje em Dia)

Carreta do Instituto de Oncologia da Santa Casa de Belo Horizonte que irá percorrer várias cidades de Minas (Maurício Vieira / Hoje em Dia)

Foi apresentada neste sábado a carreta do Instituto de Oncologia da Santa Casa de Belo Horizonte que irá percorrer várias cidades de Minas oferecendo consultas e exames de mamografia e raio-x, voltados para prevenir e diagnosticar casos de câncer.

O atendimento será gratuito. A estimativa é que, por mês, a unidade móvel percorra três cidades e atenda cerca de 1.750 pessoas. Ainda não há data para o início dos trabalhos, já que a logística e a divulgação junto ao público-alvo ainda estão em fase de planejamento.

"Recentemente, fizemos um reposicinamento de marca e substituíram a logomarca antiga por um coração, nos portando como causa: saúde de ponta para todos. Esta carreta vem trazer rodas ao atendimento, para mostrar que causa é muito além da Santa Casa", destaca o provedor da unidade, Roberto Otto Augusto de Lima.

Roberto Otto, provedor da Santa Casa (Maurício Vieira / Hoje em Dia)

Roberto Otto, provedor da Santa Casa (Maurício Vieira / Hoje em Dia)

"Vamos conseguir levar prevenção e tratamento a toda Minas Gerais. É o despontar, algo tangível nesta nossa causa", complementa.

O trabalho será feito por meio de protocolos para identificação de casos de alta suspeição de câncer de mama, cabeça e pescoço, pele e pulmão. Os pacientes a serem atendidos gratuitamente serão selecionados conforme os critérios de cada protocolo, como por exemplo, mulheres acima de 40 anos que não realizaram mamografia nos últimos 24 meses.

"A Santa Casa fará a operação da carreta, com responsabilidade técnica e dos profissionais assitenciais.. E vai fazer também o monitoramento dos pacientes: quando houver suspeição de câncer, vamos acompanhá-los até o início do tratamento. Não adianta apenas informar o paciente que ele tem câncer e deixá-lo na busca pelo serviço. Vamos fazer de ponta a ponta", destalhou Roberto Otto.

Critérios

A definição das cidades que receberão a carreta vai seguir a critérios como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e distância de BH, além de ser referenciada à Santa Casa BH no que diz respeito ao serviço oncológico. Critérios que podem ser ampliados, ressalta o provedor da unidade.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por